BE2061
Compartilhe:
Imóvel rural – CCIR – revalidação
RI´s de todo o Brasil podem aceitar o de 2000/2002
O Coordenador-Geral da Divisão de Ordenamento Territorial, Dr. Marcos Alexandre Kowarick, encaminhou ofício ao Irib solicitando a divulgação a todos os registros prediais brasileiros que enquanto os novos CCIR´s não forem emitidos, deverá continuar sendo aceita a apresentação do CCIR 2000/2001/2002, desde que a respectiva Taxa de Serviços Cadastrais esteja devidamente quitada.
Conforme preceitua a Lei, deverá ainda ser apresentada a prova de quitação dos 5 últimos exercícios do Imposto Territorial Rural – ITR, cuja competência tributária cabe à Secretaria da Receita Federal.
Confira abaixo o teor do ofício. (SJ).
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA
GABINETE DA PRESIDÊNCIA
DIVISÃO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL – SDTT
OFÍCIO INCRA/SDTT Nº 235 - Brasília-DF, em 14 de setembro de 2005
Assunto: Revalidação dos Certificados de Cadastro de Imóveis Rurais – CCIR
Senhor Presidente,
O INCRA é o órgão responsável pela manutenção e operação do Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR, instituído pela Lei 5.868, de 1972, bem como pela emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais – CCIR, documento necessário à efetivação de diversas operações imobiliárias e bancárias.
O CCIR, atualmente em vigor, refere-se aos exercícios de 2000/2001/2002 e tais certificados permanecem válidos até que seja efetuada nova emissão geral para os quase 4 milhões de imóveis rurais.
Portanto, cumpre informar que esta Autarquia pretende efetuar ainda nesse exercício a emissão dos Certificados de Cadastro de Imóveis Rural – CCIR referentes aos anos de 2003, 2004 e 2005.
Enquanto os novos certificados não forem emitidos, o atendimento ao que dispõe o artigo 22 da Lei 4.947, de 06 de abril de 1966 alterado pela Lei 10.267, de 28 de agosto de 2001, deverá continuar sendo realizado mediante a apresentação do CCIR 2000/2001/2002, desde que a respectiva Taxa de Serviços Cadastrais esteja devidamente quitada. Conforme preceitua a Lei, deverá ainda ser apresentada a prova de quitação dos 5 últimos exercícios do Imposto Territorial Rural – ITR, cuja competência tributária cabe à Secretaria da Receita Federal.
Tão logo seja feita a nova emissão 2003/2004/2005, comunicaremos a esse Instituto, de forma a ser suspensa a revalidação do CCIR 2000/2001/2002.
Pelo exposto, solicitamos divulgar esta comunicação a todos os serviços de registro de imóveis, possibilitando que as transações imobiliárias possam ocorrer normalmente, e em conformidade com os dispositivos legais.
Atenciosamente,
MARCOS ALEXANDRE KOWARICK
Coordenador-Geral da Divisão de Ordenamento Territorial
Ilmo. Sr. SÉRGIO JACOMINO
Presidente do Instituto de Registro Imobiliários do Brasil – IRIB
Av. Paulista, 2073 – Horsa I, 12º andar, conj. 1201/1202
CEP: 01311-300 – São Paulo - SP
Últimos boletins
-
BE 5816 - 28/04/2025
Confira nesta edição:
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 50º ENCONTRO NACIONAL DO IRIB! | Resolução MDA n. 1, de 23 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 189, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 190, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 191, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 192, de 25 de abril de 2025 | STF: é válida homologação de partilha amigável sem quitação do ITCMD | Corregedor Nacional de Justiça acompanha 1º ENAC em Brasília/DF | CTRAB aprova PL que permite que técnico industrial emita documento para registro de imóvel | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | O Direito achado na máquina – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5815 - 25/04/2025
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para o Boletim do IRIB | Portaria MCID n. 399, de 22 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 23, de 23 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 24, de 23 de abril de 2025 | CCOGE abre inscrições para o 95º ENCOGE e para o 7º Fórum Fundiário Nacional | Segundo Concurso para Outorga de Delegações de Cartórios: TJPB aprova nova Comissão | Compra Assistida: Governo Federal beneficia 1.500 famílias gaúchas na reconquista da casa própria | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Tema 1.348 do STF: a saga da integralização de capital com bens imóveis – por Moisés Camilo Dias Gonçalves | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5814 - 24/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB estará presente em curso promovido pela Academia Iberoreg de Formación Registral Continuada | Carreira em Cartórios: CNJ publica matéria destacando sua atuação perante concursos públicos | PMCMV responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários | Cartilha Sinal Vermelho: divulgação é feita por intermédio do projeto ELLAS | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Novo Código Civil e o fortalecimento das atribuições cartorárias no Brasil – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- REURB. Imóvel regularizado – inserido no perímetro – alienação fiduciária. Abertura de matrícula. Credor fiduciário – notificação.
- Compra e venda – escritura pública. Fração de terreno inferior ao Módulo Rural. Desmembramento irregular. Registro – impossibilidade.
- O Direito achado na máquina