BE2079

Compartilhe:


Georreferenciamento de imóveis rurais
O “ nosso” João Alcides partiu…
Eduardo Augusto*


Lembram-se do "Seu João Alcides", personagem do nosso texto e palestra sobre o Georreferenciamento?

A história contada desde o GeoAraraquara (Jul/2004) era "parte verdadeira, parte ficção", e tinha por objetivo tão-somente sensibilizar as autoridades sobre as perversas conseqüências de uma lei que, apesar de bem intencionada,ainda está intransigente e inexeqüível.

O nosso "Seu João" fez história. Demonstrou a todos a realidade de muitos brasileiros e colaborou com as tratativas com o Incra e com o MDA.

"Seu João", na verdade, é o Sr. Alcides Ricci, avô de uma funcionária do Tabelionato de Pereiras, desta comarca de Conchas.

Acabei de ser informado pelo Tabelião de Pereiras: às 8 horas desta manhã, "Seu João" nos deixou. Faleceu, deixando filhos, netos e muitas saudades.

Nossas homenagens a esse valoroso homem do campo que, mesmo sem ter essa intenção, colaborou com assuntos importantes de nosso País.

*Eduardo Augusto é registrador em Conchas, SP, e Diretor do Irib  




A mulher chorou no Balcão 
Marcelo Salaroli*


Meu Deus! Que maldade o sistema legal pode ter feito com essa Senhora que chora profundo no Balcão, chega de notas devolutivas e exigências legais, queremos direito de propriedade, propriedade humana, afinal, este Oficial é de Registros, segurança, justiça, duas faces da mesma moeda, moeda esquizofrênica, entra em tensão consigo mesma, não é possível, como poderemos ajudá-la, será que perdeu algum ente querido, será que a exigência é intransponível, absurda, acho que vou até o balcão, acho melhor não, sistemas, sistemas, sistemas, sistemáticos, liberta-nos ou escraviza-nos.

Depois a escrevente esclareceu ao Oficial que a Senhora não retirou uma Nota Devolutiva, retirou sua escritura registrada e chorava por pura emoção, simples que era, chorava e se desculpava por não conter a alegria de ver seu nome bem grafado na matrícula e a confirmação da atendente: era, pela primeira vez na vida, proprietária da casa!

*Marcelo Salaroli é registrador em Patrocínio Paulista, SP., e diretor do Irib.



Últimos boletins



Ver todas as edições