BE2127
Compartilhe:
CINDER 2005
Ministro Paulo Bernardo dá as boas-vindas a congressistas
Saudação do Senhor Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo
É com grande honra que o Brasil recebe os participantes do CINDER 2005 – XV Congresso Internacional de Direito Registral , em uma das mais formosas cidades do litoral brasileiro – Fortaleza. A orla marítima dessa cidade, bem como do Estado do Ceará, é uma das mais belas do país, como todos terão oportunidade de desfrutar durante o evento.
Mundialmente, temos observado que a tendência é incrementar atividades econômicas que possibilitem sustentabilidade ambiental. Nesta linha, a tendência mundial também demonstra a necessidade dos governos indicarem áreas e regiões consideradas de interesse público, especialmente pelo turismo e pela preservação do meio ambiente e da biodiversidade.
No Brasil, a maior parte das áreas com estas características estão sob o domínio da União, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a finalidade de ordenar o uso destas áreas para uma função sócio-ambiental, privilegiando atividades que gerem ganhos sociais em escala.
Assim sendo, o governo brasileiro está dando ênfase em dois programas prioritários “Programa Nacional de Regularização Fundiária Sustentável” e “Projeto Orla”. Ambos se desenvolvem sobre áreas de interesse público e, prioritariamente, aquelas sob domínio da União, implantando o planejamento integrado e inclusivo das ações a serem ali realizadas. Ações que visam o desenvolvimento social e econômico, com sustentabilidade ambiental.
Desejamos que os participantes doXV Congresso Internacional de Direito Registral, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, em parceria com o Centro Internacional de Direito Registral, possam absorver esta visão do governo brasileiro durante os trabalhos do congresso, entendendo que o registro imobiliário é a forma de apoiar os dirigentes a garantir o uso da terra de forma socialmente justa e economicamente adequada, com a sustentabilidade necessária para o desfrute das próximas gerações.
Aos participantes de todos os continentes, desejamos uma estada tranqüila e serena, um trabalho produtivo e um intercâmbio profícuo,porque a diversidade é que pode nos dar as respostas para as questões a enfrentar.
Sejam bem-vindos e um bom trabalho!
Paulo Bernardo
Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão
Realização
Cinder
Organização
Irib
Patrocínio:
Itaú
Banco Santandre
Apoio:
Bovespa
Cblc
Abecip
Cibrasec
Últimos boletins
-
BE 5815 - 25/04/2025
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para o Boletim do IRIB | Portaria MCID n. 399, de 22 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 23, de 23 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 24, de 23 de abril de 2025 | CCOGE abre inscrições para o 95º ENCOGE e para o 7º Fórum Fundiário Nacional | Segundo Concurso para Outorga de Delegações de Cartórios: TJPB aprova nova Comissão | Compra Assistida: Governo Federal beneficia 1.500 famílias gaúchas na reconquista da casa própria | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Tema 1.348 do STF: a saga da integralização de capital com bens imóveis – por Moisés Camilo Dias Gonçalves | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5814 - 24/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB estará presente em curso promovido pela Academia Iberoreg de Formación Registral Continuada | Carreira em Cartórios: CNJ publica matéria destacando sua atuação perante concursos públicos | PMCMV responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários | Cartilha Sinal Vermelho: divulgação é feita por intermédio do projeto ELLAS | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Novo Código Civil e o fortalecimento das atribuições cartorárias no Brasil – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5813 - 23/04/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Prêmio Solo Seguro 2025: CNJ publica matéria sobre iniciativas de sucesso | COGEX apresenta IARI para 140 Registradores de Imóveis | PL facilita transferência de imóvel da União para REURB-S | SAVE THE DATE: L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Formação dos títulos judiciais – Especialidade, tradição e modernidade – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- REURB. Imóvel regularizado – inserido no perímetro – alienação fiduciária. Abertura de matrícula. Credor fiduciário – notificação.
- Compra e venda – escritura pública. Fração de terreno inferior ao Módulo Rural. Desmembramento irregular. Registro – impossibilidade.
- O Direito achado na máquina