BE2148
Compartilhe:
CINDER 2005
Veja nesta edição:
- Novos convênios internacionais
1. IRIB celebra dois acordos com o Peru, país que dispõe de fólio eletrônico
- 2. IRIB firma convênio com a Corporação Chilena de Estudos de Direito Registral: mais uma oportunidade de permanente capacitação profissional para registradores brasileiros
- Entrega de certificados do curso de pós-graduação realizado em parceria com a Universidade de Coimbra
CINDER 2005
Novos convênios internacionais
1. IRIB celebra dois acordos com o Peru, país que dispõe de fólio eletrônico
Na quarta-feira, 9 de novembro, segundo dia doXV Congresso Internacional de Direito Registral e doXXXII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, o Irib assinou dois novos convênios internacionais de cooperação técnica, científica e acadêmica com o Peru.
Os protocolos, em termos idênticos aos já firmados com as faculdades de Direito de Coimbra e do Porto, em Portugal, foram celebrados com a Sunarp, Superintendência Nacional de Registros Públicos do Peru, e com o Instituto de Derecho Folio Real, também do Peru.
As entidades peruanas foram representadas pelo chefe de Registros Públicos de Lima, Álvaro Delgado Scheelje, e o Irib por seu presidente Sérgio Jacomino. Testemunharam a assinatura dos convênios os diretores acadêmico e de relações internacionais do Irib, Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza e João Pedro Lamana Paiva, respectivamente.
George Takeda, Sérgio Jacomino, Álvaro Delgado Scheelje e ao fundo Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza
O convênio celebrado com a Sunarp é de cooperação técnica e científica. O acordo firmado com o Instituto de Derecho Folio Real abrange cooperação científica e acadêmica. A primeira atividade conjunta com o instituto peruano, que publica aRevista Peruana de Direito Registral e Notarial, será a publicação de um livro, com versões em português e espanhol, sobre os sistemas registrais ibero-americanos.
Para o diretor acadêmico do Irib Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, “o Irib tem um projeto totalmente consolidado no Brasil, no que diz respeito à investigação científica e acadêmica. É uma entidade muito respeitada e está ultrapassando fronteiras. Temos convênios com cinco países diferentes: Alemanha, Espanha, Portugal e agora, aqui no Cinder, estamos firmando acordos com o Peru e o Chile. Os convênios que foram celebrados com o Peru são, em termos, idênticos aos celebrados com a Universidade do Porto e Coimbra, em Portugal. E podem trazer para nós os mesmos benefícios que têm trazido esses outros. Temos intenso intercâmbio com os registradores da Espanha, em razão do convênio celebrado, bem como com a Faculdade de Direito de Coimbra, com a qual temos um curso de pós-graduação em pleno andamento, que se encerra agora, em janeiro de 2006, em Portugal. Essa troca de informações pode acontecer também com o Peru, especialmente no que se refere à informatização, que tem avanços muito significativos naquele país.”
Pacheco conta que o registro peruano é inteiramente informatizado. “Lá já existe o fólio eletrônico, que ainda não temos aqui. Portanto, eles podem nos trazer uma experiência inovadora e, em contrapartida, podemos fornecer a eles experiências interessantes do registro brasileiro. Há profissionais muito capacitados no registro peruano e acho que a troca de experiências sempre compensa”. volta
2. IRIB firma convênio com a Corporação Chilena de Estudos de Direito Registral: mais uma oportunidade de permanente capacitação profissional para registradores brasileiros
Mais um convênio de cooperação profissional no âmbito do Direito registral foi firmado pelo presidente do Irib, ainda no dia 9 de novembro, com a Corporação Chilena de Estudos de Direito Registral, representada por seu vice-presidente Elias Mohor Albornoz. Foram testemunhas da assinatura do acordo, os diretores do Irib Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, Eduardo Augusto e João Pedro Lamana Paiva.
Sérgio Jacomino e Elias Albornoz
Para Elias Albornoz, o objetivo do acordo com o Irib é impulsionar a permanente capacitação profissional dos registradores de ambos os países, visando ao aperfeiçoamento dos respectivos sistemas jurídicos registrais. O convênio envolve a colaboração mútua entre as instituições, promovendo cursos de formação e capacitação profissional, aplicação de tecnologia, intercâmbio de informações, trabalhos e projetos legislativos na área registral e troca de experiências na área acadêmica. volta
Entrega de certificados do curso de pós-graduação realizado em parceria com a Universidade de Coimbra
Ainda no dia 9 de novembro, o CINDER 2005 foi palco da entrega oficial dos primeiros certificados do curso de pós-graduação realizado conjuntamente por Irib, Serjus, Puc-MG e Cenor, Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A mestra portuguesa e membro do corpo diretivo do Cenor, Mónica Jardim, conferencista convidada para o congresso do Cinder, entregou, aos alunos presentes no evento internacional, os certificados do cursoDireitos reais e sistemas registrais – módulo I realizado em Ouro Preto.
Diretores do Irib, Ari Álvares Pires e Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, professora Mônica Jardim, do Cenor, e o presidente do Irib Sérgio Jacomino
Mónica Jardim comentou os resultados do curso: “Em relação ao curso realizado pelo Irib, a Serjus, a Puc e o Cenor, está correndo tudo muito bem, conforme planejamos. Eu trouxe os certificados com as notas referentes à primeira fase do curso, ministrada em Ouro Preto. As notas são boas e o aproveitamento dos participantes superou as expectativas. Agora vou levar as provas de Tiradentes, onde foi realizado o módulo II do curso de pós-graduação, e vou entregar os certificados em Coimbra, em janeiro, quando será realizado o terceiro módulo, que já está organizado e montado por nós.”
Mónica ficou impressionada com o interesse pelo curso, que reuniu 105 inscritos em Ouro Preto e cerca de 80 em Tiradentes. Só participou do segundo módulo quem irá para a terceira fase, em Coimbra, uma vez que ter cumprido as duas primeiras fases do curso de pós-graduação constitui pré-requisito para o terceiro módulo. volta
Últimos boletins
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5979 - 12/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | ANOREG/BR publica matéria sobre relevância dos Cartórios na Regularização Fundiária | RIB emite Notas Técnicas sobre REURB, refinanciamento rural e assinaturas eletrônicas | CGJES veda criação de “sistema registral paralelo” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A anticrese na reforma do Código Civil – por Eduardo Figueiredo Simões | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5978 - 11/12/2025
Confira nesta edição:
Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Provimento de Cartório desdobrado somente deve ocorrer por concurso público | Credor fiduciário tem direito de purgar a mora até o Auto de Arrematação do imóvel | Bem de Família: indisponibilidade pode ser decretada como medida cautelar em execução civil | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Formação em Direito Notarial e Registral para escreventes e colaboradores | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Consolidação definitiva do imóvel pelo credor fiduciário e a (des)necessidade de restituição do sobejo: Análise do conflito de entendimento entre a 3ª e 4ª turma do STJ – por Rafael Barros Emiliano de Almeida | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Alienação fiduciária, Súmula n° 308 do STJ e os “notáveis financistas”
- CMULHER aprova PL que impede que marido agressor requeira usucapião de imóvel quando mulher fugir de violência doméstica
- Programa Regularizar permite mais de 100 mil registros de imóveis no Piauí
