BE2263
Compartilhe:
VALOR – 25/1/20006
Imobiliário
Projeto traz imóveis para formalidade
Proposta recebeu 136 emendas em um mês em comissão
Fernando Teixeira
De Brasília
Foto: Daniel Aratangy/Valor
O advogado Pedro Cortez: projeto reduz as exigências de infra-estrutura
Na sexta-feira será levado à discussão, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 3.057/2000, que trata da criação de condomínios urbanos e da regularização fundiária. Acompanhado de perto pela indústria da construção civil e por entidades ligadas à atividade imobiliária, o projeto vem de uma tramitação complicada e recebeu 136 novas emendas em apenas um mês na CCJ. Sua aprovação dependerá de um difícil entendimento entre interesses de ambientalistas, empreendedores imobiliários e urbanistas, todos com propostas incorporadas ao projeto atual.
O projeto tenta, por um lado, regularizar a situação dos condomínios residenciais, que dominam os investimentos em loteamentos imobiliários desde a década de 80, mas que até hoje não possuem uma base legal satisfatória para seu funcionamento. O texto também propõe uma flexibilização de normas para permitir a incorporação, à economia formal, de cerca de 12 milhões de imóveis que não possuem registro, segundo dados do Ministério das Cidades.
Segundo o advogado Pedro Cortez, do KLA Advogados, que acompanha o projeto pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o projeto quer sistematizar as regras para acelerar a aprovação de novos condomínios, que hoje leva até três anos, e também pode trazer para a legalidade empreendimentos hoje em situação irregular. Segundo o advogado, o projeto faz algumas concessões para as correntes contrárias aos lotes fechados para permitir a formalização dos empreendimentos. Entre as concessões, os condomínios deverão manter para fora dos muros as áreas públicas - como praças - e as áreas verdes consideradas de proteção ambiental. Outro ponto favorável à indústria, diz Cortez, é que o projeto reduz as exigências de infra-estrutura como pavimentação para permitir a abertura de condomínios para faixas de menor poder aquisitivo.
A outra parte do projeto, destinada à regularização fundiária, deverá ter grande impacto com a incorporação, à economia formal, de uma parcela de 40% a até 70% dos imóveis brasileiros. Segundo Patrícia Ferraz, que acompanha o projeto para o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), esse patrimônio não entra no mercado financeiro - onde pode servir de garantia para a obtenção de crédito - e não é transacionado formalmente, o que impede o recolhimento de tributos. Outra proposta incluída no projeto, diz Patrícia, permitirá a redução dos custos e da burocracia para a comercialização de imóveis, com a centralização de todas as informações do imóvel - como certidões negativas judiciais e fiscais - no próprio cartório de registro, com a informatização das bases de dados.
Segundo Pedro Cortez, as emendas que serão alvo de discussão nesta sexta-feira envolvem os mais diversos interesses, desde construtores até movimentos por moradia. Segundo a procuradora Maria da Glória Borin de Almeida, um dos artigos incluídos no projeto é frontalmente contrário ao Código de Defesa do Consumidor. Para favorecer os empreendedores imobiliários, o item determina que, em caso de inadimplência, o consumidor deve pagar, além da multa de 10% existente atualmente, juros moratórios, taxa de corretagem, tributos e uma espécie de "aluguel" de 0,5% do valor do imóvel pelo seu uso.
(Valor, 25/1/2006)
Últimos boletins
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5856 - 24/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: painel sobre IERI-e e SIG-RI integra programação do evento | IRIB apoia curso internacional promovido pela UNI ÍTALO e CENoR | Lei do Marco Temporal: integrantes da Comissão Especial finalizam proposta consensual | Uso da CNIB como ferramenta para localizar bens deverá ser pacificado no TJSC | TJCE realizará Audiência Pública para escolha de Serventias Extrajudiciais | | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Desjudicialização e poder negocial: O avanço dos cartórios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública
- Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos
- ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil