BE2296
Compartilhe:
PL 3057/00
Registradores e notários promovem café da manhã com deputado José Eduardo Cardozo
Deputado José Eduardo Cardozo
As entidades representativas de registro, notas e protesto promovem nesta sexta-feira, dia10 de fevereiro, às 8h30, um café da manhã no hotel Grad Hyatt, em São Paulo, com a presença do deputado federal José Eduardo Martins Cardozo, do PT. Ele vem diretamente de Brasília especialmente para participar desse encontro, que deverá contar com a presença maciça de registradores, notários, presidentes e diretores das entidades.
O objetivo da reunião é esclarecer as dúvidas relativas ao projeto de lei 3.057/00 – do qual o deputado é relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados –, que promove a reforma da Lei de Parcelamento do Solo Urbano, lei 6.766/79, e regulamenta a regularização fundiária.
O encontro está sendo promovido conjuntamente pelo IRIB, Colégio Notarial-SP, Colégio Notarial do Brasil, Anoreg-BR, Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil-SP, IRTDPJ-SP, Arisp e Arpen-SP.
Local: hotel Grad Hyatt
Endereço: Av. das Nações Unidas, 13.301 sala Grand III, térreo.
Acompanhamento do projeto por registradores e notários
Representantes das entidades de registro, notas e protesto marcaram presença nas audiências de tramitação do PL 3057/00, em Brasília, nas reuniões com as demais instituições público-privadas envolvidas, como o Ministério das Cidades, Ministério da Justiça, Ministério Público e Secovi, entre outras.
Mesa integrada pelos registradores em reunião no Secovi
A diretora de regularização fundiária e urbanismo do Irib, Patricia Ferraz, é a principal interlocutora da entidade nas reuniões sobre o projeto de lei, que representa um dos mais importantes marcos regulatórios do país.
Patricia Ferraz participou do último encontro com o deputado José Eduardo Cardozo, na sede do Secovi, no dia 30 de janeiro passado, em companhia dos registradores Francisco Ventura de Toledo, Flaviano Galhardo, Bernardo Francez e o presidente do IEPTB-SP José Carlos Alves.
Perfil do deputado José Eduardo Cardozo
Eleito deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores em 2002, com 303.025 votos, José Eduardo Cardozo, 46 anos, casado, é professor de Direito Administrativo e Filosofia de Direito da PUC/SP e do complexo jurídico Damásio de Jesus. Mestre e doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é advogado e procurador do município de São Paulo desde 1982.
Como presidente da Câmara municipal de São Paulo, foi o principal responsável pela extinção do voto secreto em todas as deliberações da Casa e deu início à reforma administrativa que já reduziu em cerca de 20 milhões de reais o orçamento do poder Legislativo.
Atualmente, preside a comissão especial de reforma do Judiciário, destinada a estudar matérias em tramitação na Câmara relativas a essa questão. É titular, ainda, da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão Especial de Reforma Política.
Últimos boletins
-
BE 5938 - 17/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Limites legais e garantias aplicáveis à atuação dos Cartórios foram temas do “STJ No Seu Dia” | ExpoJud 2025 teve painel destinado aos desafios dos Cartórios Digitais | José de Arimatéia Barbosa recebe Moção de Aplausos na ALMT | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: YK Editora púbica o livro “Teoria da Imprevisão e Contratos Imobiliários: um estudo comparado Brasil e Espanha” – obra foi escrita por Alexis Cavichini | Tokenização imobiliária e competência regulamentar: Notas sobre a recente liminar que suspendeu a resolução COFECI 1.551/25 – por Olivar Lorena Vitale Junior e Juliana Soares de Carvalho Regueira | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5937 - 16/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | ONR disponibiliza manual de apoio e vídeos tutoriais para integração entre RI Digital e e-Notariado | Podcast do STJ tratou sobre partilha de imóveis doados por programas habitacionais | Paraíba recebe Caravana da REURB | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O importante e recente julgamento do REsp 2.175.073-PR – A decretação da indisponibilidade do bem de família via CNIB – por Elias Marques de Medeiros Neto | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Adjudicação compulsória extrajudicial. Sucessivas cessões. Promitente comprador atual – requerente – legitimidade. Imóvel rural. Georreferenciamento.
- Imóvel adquirido com recursos públicos. Programa Nacional de Crédito Fundiário. Alienação – vedação – prazo legal – dez anos. Natureza pública por equiparação. Contratos particulares. Ineficácia.
- Tokenização imobiliária e competência regulamentar: Notas sobre a recente liminar que suspendeu a resolução COFECI 1.551/25