BE2404
Compartilhe:
Conferência nacional de crédito e cobrança ao consumidor: tabeliã fala sobre os benefícios da utilização gratuita dos cartórios de protesto
A diretora do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – seção São Paulo, Roberta de Menezes, tabeliã substituta do 2º Tabelionato de Protesto de Letras e Títulos de São Bernardo do Campo, participa da Conferência Nacional de Crédito e Cobrança ao Consumidor, no próximo dia 27 de abril, às 12 horas, noBlue Tree Convention, no Ibirapuera, em São Paulo, SP.
A tabeliã vai proferir palestra sobre os benefícios da utilização gratuita dos cartórios de protesto e os incentivos para maior utilização desse meio de cobrança pelas instituições financeiras na cobrança de inadimplentes. Vai abordar, ainda, as vantagens da utilização da cédula de crédito bancária bem como informar que o parecer 76 da Corregedoria-geral da Justiça de São Paulo ampliou o número de documentos protestáveis. Finalmente, dará exemplos práticos de como reduzir custos na área de recuperação de crédito dos bancos, das empresas e da população em geral.
O evento reúne executivos seniores das áreas de crédito, cobrança, riscos e fraudes e tem a organização do International Quality & Productivity Center, IQPC.
O programa inclui também palestras com Roberto Troster, economista-chefe da Febraban –Um olhar para o futuro próximo: o que deve impulsionar o crédito ao consumidor nos próximos anos?; e com Ricardo Loureiro, diretor de produtos pessoa física da Serasa –Como se dá a gestão de risco de crédito na aquisição, na concessão, na gestão e na cobrança do crédito ao consumidor?
Apresentação do tema pela IQPC
Com um crescimento de 76% nos últimos dois anos e um acúmulo de R$ 155 bilhões, o mercado brasileiro de crédito a pessoas físicas não pára de crescer. A queda na taxa básica de juros (que ainda é a maior do mundo), o aumento da renda, que após anos em estagnação superou a inflação em 2005, entre outros aspectos, impulsionaram as instituições financeiras e o próprio Governo Federal a reverem algumas políticas e aumentarem suas linhas de crédito ao consumidor.
Mas, nem tudo é alegria neste cenário. O empréstimo com desconto em folha de pagamento, por exemplo, que é o principal propulsor deste crescimento, preocupa muitos analistas. Regulamentado em setembro de 2003, o empréstimo consignado já ocupa um terço de todas as operações de crédito envolvendo pessoas físicas. O grande endividamento deste público, principalmente os aposentados, que até pouco tempo atrás não trabalhava com este “dinheiro extra”, era previsível. Por mais que, na média, os salários superaram a inflação em 2005, a expansão do crédito consignado foi muito superior ao crescimento da renda, o que provocou o aumento da inadimplência, principalmente no varejo.
Pensando nos desafios e nas novas oportunidades do mercado de crédito e cobrança, o IQPC, por meio de sua divisão Finanças IQ, apresenta a conferência nacional de Crédito e Cobrança ao Consumidor, que além dos temas supracitados, irá reunir executivos das áreas de crédito, cobrança, riscos e fraudes para trocar experiências e debater sobre:
- Cenário macroeconômico e expectativas de crescimento do setor
- Benefícios na utilização de cartórios de cobrança
- Microcrédito e Credito Solidário
- Crédito Consignado
- Crédito consciente e co-responsabilidade no endividamento
- Análise e gestão de riso de crédito
- Modelo das seguradoras para ofertar crédito personalizado
- Parceria entre instituição financeira e varejo
No dia 26 de abril, antes da conferência, haverá umworkshop sobre os Aspectos Conjunturais da Inadimplência, onde o chefe do departamento econômico da Confederação Nacional do Comércio e um economista da UFRJ irão discorrer sobre a relação da inadimplência com a renda disponível, com o PIB e com o crédito.
Mais informações
Telefone: 11 3463-5600
E-mail: [email protected]
Site: www.iqpc.com.br
Últimos boletins
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5856 - 24/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: painel sobre IERI-e e SIG-RI integra programação do evento | IRIB apoia curso internacional promovido pela UNI ÍTALO e CENoR | Lei do Marco Temporal: integrantes da Comissão Especial finalizam proposta consensual | Uso da CNIB como ferramenta para localizar bens deverá ser pacificado no TJSC | TJCE realizará Audiência Pública para escolha de Serventias Extrajudiciais | | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Desjudicialização e poder negocial: O avanço dos cartórios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública
- Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos
- ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil