BE2443
Compartilhe:
IRIB participa de workshop sobre patrimônio de afetação de incorporações imobiliárias
Registradores imobiliários terão 20% de desconto para participar do evento
A Cultcorp convida os registradores imobiliários para oworkshop Patrimônio de Afetação de Incorporações Imobiliárias – a ferramenta para o mercado da construção civil, que será realizadoemSão Paulo, no dia25 de maio.
A Lei do Patrimônio de Afetação visa aumentar a segurança jurídica para as partes interessadas no negócio da incorporação imobiliária, protegendo o negócio e conferindo a ele transparência e credibilidade. Algumas instituições financeiras já exigem dos incorporadores o patrimônio de afetação e sua utilização será cada vez mais comum em empreendimentos imobiliários.
Oworkshop abrange aspectos práticos e operacionais desse novo regime de incorporação.
Entre os conferencistas estão especialistas em Direito imobiliário como os doutores Marcelo Terra e Pedro Cortez.
A convite da Cultcorp, o presidente do Irib Sérgio Jacomino será o presidente da mesa de trabalhos.
Patrimônio de Afetação de Incorporações Imobiliárias – a ferramenta para o mercado da construção civil
A instituição do Patrimônio de Afetação é uma conquista de todos os agentes da atividade na conciliação dos respectivos interesses.
A lei 10.931/04 visa aumentar a segurança jurídica para as partes interessadas no negócio da incorporação imobiliária, protegendo o negócio e conferindo a ele transparência e credibilidade.
Temas do seminário
• A constituição do Patrimônio de Afetação
• O RET (regime especial tributário) criado pela lei 10.931/04
• A redução do custo dos financiamentos com a adoção do Patrimônio de Afetação
• Garantias e mecanismos de alavancagem
• Aspectos práticos e operacionais aplicáveis à incorporação imobiliária
Programação
13h30 – Recepção e credenciamento
14h00 – Conceitos e aspectos operacionais e contratuais da Afetação do Patrimônio
• O Patrimônio de Afetação como uma ferramenta para a Indústria da Construção Civil
• Direitos e deveres do incorporador no Patrimônio de Afetação (atribuições, garantias, obrigações, restrições, vinculação da receita, convergência e divergências)
• Aspectos do Patrimônio de Afetação no registro de imóveis
• Os procedimentos decorrentes de eventual sinistro (paralisação injustificada da obra ou falência do incorporador)
• Delineamentos do Patrimônio de Afetação e a sua introdução na legislação brasileira
• Delineamentos do Patrimônio de Afetação e a sua introdução na legislação brasileira
• Espécies e Forma de Constituição
• Reflexões sobre a relação Segurança Jurídica e Empreendimento afetado
Marcelo Terra, advogado, sócio de Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados e membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP.
Pedro Cortez, sócio e advogado especialista em Direito imobiliário da Koury Lopes Advogados e membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP.
15h25min – Intervalo para café
15h45min – Sistemáticas tributárias da atividade imobiliária
• Aspectos tributários e contábeis do Patrimônio de Afetação
• RET (Regime especial de tributação) do Patrimônio de Afetação e lucro presumido: uma análise comparativa
• Questões controvertidas a respeito da opção pelo RET
• Vantagens do regime especial de tributação do Patrimônio de Afetação
Roberto Ribeiro, advogado, sócio de Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Henrique Lopez, advogado, sócio da Koury Lopes Advogados
17h05min – Impactos da segregação nos financiamentos imobiliários
• Como o Patrimônio de Afetação afeta a análise do risco
• Como a análise do risco afeta o custo do financiamento
• Convergência dos interesses do financiador e comprador
• Garantias de financiamento e alienação fiduciária
• Mecanismos de alavancagem
Rodrigo Machado, diretor da Brazilian Mortgages
18h20min – Encerramento
20% de desconto aos associados do IRIB
A Cultcorp oferece desconto especial para os associados do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.
Confira a programação completa e faça sua inscrição nosite www.cultcorp.com.br
Maiores informações pelo telefone: 11-38128636 ou [email protected]
Data e horário
25 de maio de 2006, das 13h30 às 18h30
Local
Feller Hotelaria, Rua São Carlos do Pinhal, 200 – Jardim América – São Paulo
Inscrições
Telefone 11 - 3812-8636
E-mail [email protected]
Realização
Cultcorp
Apoio
Irib
Últimos boletins
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5856 - 24/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: painel sobre IERI-e e SIG-RI integra programação do evento | IRIB apoia curso internacional promovido pela UNI ÍTALO e CENoR | Lei do Marco Temporal: integrantes da Comissão Especial finalizam proposta consensual | Uso da CNIB como ferramenta para localizar bens deverá ser pacificado no TJSC | TJCE realizará Audiência Pública para escolha de Serventias Extrajudiciais | | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Desjudicialização e poder negocial: O avanço dos cartórios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública
- Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos
- ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil