BE2446
Compartilhe:
XXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
I Simpósio Luso-Brasileiro de Direito Registral
ExposiçãoRI Brasil – 160 anos bem registrados
O IRIB está programando um grande evento para o período de 16 a 21 de setembro de 2006, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que vai reunir o encontro nacional de registradores imobiliários, a inauguração de um simpósio luso-brasileiro de Direito registral e a comemoração dos 160 anos de registro de imóveis no Brasil. Saiba mais na carta-convite a seguir.
Prezados colegas registradores imobiliários brasileiros
Honrados em saudá-los, informamos aos ilustres colegas que o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, IRIB, realizará, de 16 a 21 de setembro de 2006, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, oXXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil.
Os temas doXXXIII Encontro abrangem assuntos atuais e relacionados com a prática do registro imobiliário, entre eles, retificação de imóveis, georreferenciamento, certificação digital, mercado imobiliário – novas tendências, etc.
Paralelamente ao encontro nacional do IRIB, será realizado oI Simpósio Luso-Brasileiro de Direito Registral, que vai enriquecer ainda mais as discussões, reforçando conhecimentos nesse relevante universo do Direito. Um professor português e outro brasileiro alternarão palestras sobre títulos judiciais e o registro imobiliário. A coordenação brasileira está a cargo do brilhante desembargador Ricardo Dip. O coordenador português será indicado pelo Centro de Estudos Notariais e Registrais, Cenor, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Lembramos que em 2006, mais precisamente no dia 14 de novembro, o Registro de Imóveis completa 160 anos de existência no Brasil, verdadeiro marco histórico para nossas atividades.
Para comemorar a data, o IRIB está preparando a exposiçãoRI Brasil – 160 anos bem registrados. Por isso, solicitamos aos ilustres colegas que enviem ao IRIB alguns registros antigos, tais como compra e venda ou hipoteca de escravos, registros Torrens, bem como aqueles com descrições peculiares, principalmente no que se refere às confrontações, localizações, medidas etc., além de placas remotas indicativas de Serviços de Registro de Imóveis que possam chamar a atenção.
Como os colegas podem ver, este ano vamos reunir três importantes realizações num único e grandioso evento.
O IRIB tem o prazer de convidar os registradores imobiliários brasileiros para oXXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil,I Simpósio Luso-Brasileiro de Direito Registral epara a exposiçãoRI Brasil – 160 anos bem registrados. Esses eventos estão sendo cuidadosamente preparados para atender os interesses de todos. Contamos com o prestígio da presença e da participação dos nossos colegas.
Esperando revê-los em Porto Alegre, colocamo-nos à disposição para o que se fizer necessário e despedimo-nos com fraternal abraço.
Sérgio Jacomino
Presidente
João Pedro Lamana Paiva
Vice-Presidente para o Rio Grande do Sul
Últimos boletins
-
BE 5816 - 28/04/2025
Confira nesta edição:
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 50º ENCONTRO NACIONAL DO IRIB! | Resolução MDA n. 1, de 23 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 189, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 190, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 191, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 192, de 25 de abril de 2025 | STF: é válida homologação de partilha amigável sem quitação do ITCMD | Corregedor Nacional de Justiça acompanha 1º ENAC em Brasília/DF | CTRAB aprova PL que permite que técnico industrial emita documento para registro de imóvel | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | O Direito achado na máquina – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5815 - 25/04/2025
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para o Boletim do IRIB | Portaria MCID n. 399, de 22 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 23, de 23 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 24, de 23 de abril de 2025 | CCOGE abre inscrições para o 95º ENCOGE e para o 7º Fórum Fundiário Nacional | Segundo Concurso para Outorga de Delegações de Cartórios: TJPB aprova nova Comissão | Compra Assistida: Governo Federal beneficia 1.500 famílias gaúchas na reconquista da casa própria | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Tema 1.348 do STF: a saga da integralização de capital com bens imóveis – por Moisés Camilo Dias Gonçalves | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5814 - 24/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB estará presente em curso promovido pela Academia Iberoreg de Formación Registral Continuada | Carreira em Cartórios: CNJ publica matéria destacando sua atuação perante concursos públicos | PMCMV responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários | Cartilha Sinal Vermelho: divulgação é feita por intermédio do projeto ELLAS | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Novo Código Civil e o fortalecimento das atribuições cartorárias no Brasil – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- REURB. Imóvel regularizado – inserido no perímetro – alienação fiduciária. Abertura de matrícula. Credor fiduciário – notificação.
- Compra e venda – escritura pública. Fração de terreno inferior ao Módulo Rural. Desmembramento irregular. Registro – impossibilidade.
- O Direito achado na máquina