BE2502
Compartilhe:
Juiz Venicio Salles lança livro sobre retificação de registro
O juiz Venicio Antonio de Paula Salles acaba de lançar, pela Saraiva, a obra Direito Registral Imobiliário, que traz inovações e questionamentos para o debate sobre o direito de propriedade e as formas que o alicerçam. Titular da 1ª Vara de Registros Públicos do Estado de São Paulo nos últimos cinco anos, o magistrado aproveitou essa vivência profissional para coletar junto aos registros de imóveis a experiência prática que falta nos trabalhos doutrinários sobre Direito registral imobiliário.
O autor destaca, também, a importância das ações de retificação e nulidade de registro depois do advento da lei 10.931, de 4 de agosto de 2004 e a questão da segurança jurídica no Direito registral imobiliário.
A obra divide-se em três partes. A primeira trata dos princípios do registro; a segunda da retificação de registro; e, finalmente, a terceira parte focaliza os temas relativos à nulidade do registro imobiliário, como os atos de registro nulos e sua extensão legal, a nulidade de pleno direito, o procedimento para o cancelamento e o bloqueio do registro.
Sobre o autor
Há 23 anos na magistratura paulista,Venicio Antonio de Paula Salles teve uma passagem brilhante pela 1ª Vara de Registros Públicos do Estado de São Paulo, onde contribuiu de maneira expressiva para a valorização da atividade registral e notarial brasileira.
Ao deixar a 1 a VRPSP, recebeu a homenagem dos notários e registradores de São Paulo em reconhecimento à “valiosa contribuição para o avanço da atividade registral e notarial brasileira, por meio de judicatura marcada por decisões progressistas e arrojadas” (BE 2417)
Hoje, atua junto à 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo e dedica-se à área acadêmica.
É professor da Escola Paulista de Magistratura, onde coordena curso de pós-graduaçãolato sensu em Direito público.
Integra o corpo docente do Curso à Distância de Regularização Fundiária da PUC Virtual, promovido pelo Ministério das Cidades, com apoio do Citties Aliance, onde ministra a disciplinaRegularização Fundiária em Juízo.
Serviço
Direito Registral Imobiliário
I.S.B.N.: 8502055593
Cód. Barras: 9788502055599
Reduzido: 1100487
Edição: 01 / 2006
Número de Paginas: 175
Preço: R$34,00
Onde: Saraiva
Últimos boletins
-
BE 5938 - 17/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Limites legais e garantias aplicáveis à atuação dos Cartórios foram temas do “STJ No Seu Dia” | ExpoJud 2025 teve painel destinado aos desafios dos Cartórios Digitais | José de Arimatéia Barbosa recebe Moção de Aplausos na ALMT | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: YK Editora púbica o livro “Teoria da Imprevisão e Contratos Imobiliários: um estudo comparado Brasil e Espanha” – obra foi escrita por Alexis Cavichini | Tokenização imobiliária e competência regulamentar: Notas sobre a recente liminar que suspendeu a resolução COFECI 1.551/25 – por Olivar Lorena Vitale Junior e Juliana Soares de Carvalho Regueira | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5937 - 16/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | ONR disponibiliza manual de apoio e vídeos tutoriais para integração entre RI Digital e e-Notariado | Podcast do STJ tratou sobre partilha de imóveis doados por programas habitacionais | Paraíba recebe Caravana da REURB | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O importante e recente julgamento do REsp 2.175.073-PR – A decretação da indisponibilidade do bem de família via CNIB – por Elias Marques de Medeiros Neto | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Adjudicação compulsória extrajudicial. Sucessivas cessões. Promitente comprador atual – requerente – legitimidade. Imóvel rural. Georreferenciamento.
- Imóvel adquirido com recursos públicos. Programa Nacional de Crédito Fundiário. Alienação – vedação – prazo legal – dez anos. Natureza pública por equiparação. Contratos particulares. Ineficácia.
- Tokenização imobiliária e competência regulamentar: Notas sobre a recente liminar que suspendeu a resolução COFECI 1.551/25