BE2541
Compartilhe:
Terrenos em faixa de fronteira
Gabinete de Segurança Institucional visita o Irib
Na última sexta-feira, 14/7, às 15h., na sede do Quinto Registro de Imóveis, nas dependências da Biblioteca Medicina Anima, reuniram-se com o Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, os Srs. José Alberto Cunha Couto, Secretário da Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (SAEI/GSIPR), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Dra. Renata Furtado, procuradora federal e assessora do órgão, Tenente-Coronel Olavo Bologna Junior, Assessor Militar, para discutir o tema dos terrenos situados em faixa de fronteira.
SJ, Tenente-Coronel Olavo Bologna Junior, José Alberto Cunha Couto, Dra. Renata Furtado e Natália Barros Correia – o sistema DOI-RF é estável e eficiente.
O contato entre a Secretaria e o Irib se dá no contexto de entendimentos que vêm sendo mantidos ao longo dos anos para estabelecer canais de interconexão entre os cartórios de registro de imóveis e a Secretaria, encarregada do controle de aquisição de imóveis rurais nas faixas de fronteiras.
O desafio posto à Secretaria é criar um canal de comunicação ágil com os registros prediais brasileiros a fim de se evitar o trânsito de papéis nas comunicações que obrigatoriamente os cartórios têm que realizar com a Secretaria.
De fato, o Decreto 85.064, de 26 de agosto de 1980, em seus artigos 46 e 47 estabelecem requisitos para lavratura de escrituras e registro de aquisição de imóveis na faixa de fronteira, além da comunicação trimestral a órgãos ali indicados das aquisições de imóveis rurais por pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras situados na Faixa de Fronteira
A idéia é automatizar essas comunicações, tornando-as mais ágeis, fáceis e econômicas para todos os órgãos envolvidos. Para isso, a Secretaria está elaborando um sistema de interconexão entre os cartórios, levando em consideração as experiências bem-testadas da DOI e dos projetos que estão sendo discutidos com o Incra.
Curiosidades registrais – o Presidente do Irib explica que o modelo “tabular” dos antigos livros de registro é “moderno, pois lembra a organização da informação por variáveis – ao contrário da matrícula, que adotou o sistema descritivo”.
Após conhecer os detalhes dos projetos que envolvem o Irib e o Incra e analisar em detalhes o Programa DOI, da Receita Federal, os participantes deliberaram criar uma agenda de trabalho, cujos pontos principais são os seguintes.
• Celebração de um termo de colaboração técnica entre a Secretaria e o Irib.
• Realização de workshops com vistas a nivelar o conhecimento técnico-jurídico dos agentes envolvidos nas transações que têm por objeto aquisição na Faixa de Fronteira – especialmente notários e registradores.
• Estudo minucioso do sistema de aquisição de imóveis rurais na Faixa de Fronteira, especialmente o Decreto 85.064/1980 e a Lei 6.634/1979 para definir, claramente, as hipóteses de exigibilidade de comunicação prevista nos diplomas legais.
• Envolvimento do Colégio Notarial do Brasil nas discussões em virtude do papel que os notários desempenham no sistema.
As próximas reuniões serão noticiadas aqui.
Confira também:
• Fotos selecionadas do encontro, tecle aqui.
• Relação de municípios localizados em Faixa de Fronteira (documento elaborado pelo IBGE/Diretoria de Geociências, GDI - Gerência de Documentação e Informação).
Últimos boletins
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5856 - 24/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: painel sobre IERI-e e SIG-RI integra programação do evento | IRIB apoia curso internacional promovido pela UNI ÍTALO e CENoR | Lei do Marco Temporal: integrantes da Comissão Especial finalizam proposta consensual | Uso da CNIB como ferramenta para localizar bens deverá ser pacificado no TJSC | TJCE realizará Audiência Pública para escolha de Serventias Extrajudiciais | | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Desjudicialização e poder negocial: O avanço dos cartórios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública
- Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos
- ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil