BE2643
Compartilhe:
SITE CLICRBS – 9/9/2006
Encontro jurídico debate registro imobiliário
Evento ocorre entre os dias 16 e 21 de setembro em Porto Alegre
O 33º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib) será realizado entre os dias 16 e 21 de setembro, em Porto Alegre. O evento reunirá nomes de destaque do meio jurídico nacional e internacional, com participação de juristas de Portugal e Espanha, além de exposição comemorativa dos 160 anos do registro de imóveis no Brasil.
Na abertura solene, realizada no sábado, dia 16, será empossado o novo presidente do instituto, Helvécio Duia Castello, registrador do Espírito Santo.
A programação abordará assuntos atuais relacionados com a prática do registro imobiliário: retificação de imóveis, georreferenciamento, certificação digital e mercado imobiliário.
(Site Clicrbs/RS, seção Negócios, 9/9/2006).
DIÁRIO DE NOTÍCIAS – 6/9/2006
Encontro jurídico vai agitar Porto Alegre com exposições internacionais
Porto Alegre será palco de um grande encontro jurídico realizado entre os dias 16 e 21 de setembro, no Hotel Sheraton Porto Alegre – o XXXIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, promovido pelo IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil -, que reunirá a nata do meio jurídico nacional e internacional, com participação de juristas de Portugal e Espanha, além de exposição comemorativa dos 160 anos de registro de imóveis no Brasil.
Na abertura solene, realizada no sábado, 16/9, às 20 horas, no auditório do Sheraton, será empossado o novo presidente do instituto Helvécio Duia Castello, registrador do Espírito Santo, que assume a entidade já comandando este grande evento internacional na capital gaúcha.
O evento reúne palestrantes de renomes do Brasil, destacamos Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil, que abrilhantará o encontro com a palestra Impacto das Mudanças Econômicas no Cenário Imobiliário. Armando Antonio Lotti, Subcorregedor-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul; Lair Krahenbuhl, do Secovi/Cbic; Otavio Damaso, representando o Ministério da Fazenda; Sérgio Jacomino, ex-presidente do Irib e doutor em Direito Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp; Dr. Décio Erpen, desembargador do Rio Grande do Sul; Luiz Antonio Rodrigues, vice-presidente da Abecip (Associação Brasileiras das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança); Patricia Ferraz, diretora de Regularização Fundiária e Urbanismo do Irib; Romeu Pasquantonio, assessor de Desenvolvimento de Negócios da Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo; Eduardo Augusto, diretor de Assuntos Agrários do Irib; Francisco José Rezende dos Santos, presidente da Serjus – Associação dos Serventuários de Justiça de Minas Gerais; Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, diretor acadêmico do Irib, entre outros.
(Diário de Notícias/SP, seção Legislação, 6/9/2006)
DIÁRIO DE NOTÍCIAS – 1/9/2006
Irib e Corregedoria realizam IV Seminário de Direito Notarial e Registral de SP
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB, o Colégio Notarial do Brasil – Seção de São Paulo – ColNotBR-SP e a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – Arisp, com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, realizam o IV Seminário de Direito Notarial e Registral de São Paulo, amanhã, no Hotel Pergamon, em São Paulo, das 8h30 às 17 horas.
A parceria firmada entre as entidades representativas de cartórios e a Corregedoria-Geral da Justiça tem permitido a troca de experiências e a discussão de temas de interesse dos profissionais que atuam na área do direito notarial e registral, buscando o aprimoramento dos serviços e uma regulação uniforme das atividades.
Este é o quarto seminário, resultado da bem sucedida parceria entre os juízes corregedores e os registradores e notários, em benefício da população usuária desses serviços.
(Diário de Notícias/SP, 1/9/2006).
Últimos boletins
-
BE 5816 - 28/04/2025
Confira nesta edição:
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 50º ENCONTRO NACIONAL DO IRIB! | Resolução MDA n. 1, de 23 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 189, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 190, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 191, de 25 de abril de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 192, de 25 de abril de 2025 | STF: é válida homologação de partilha amigável sem quitação do ITCMD | Corregedor Nacional de Justiça acompanha 1º ENAC em Brasília/DF | CTRAB aprova PL que permite que técnico industrial emita documento para registro de imóvel | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | O Direito achado na máquina – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5815 - 25/04/2025
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para o Boletim do IRIB | Portaria MCID n. 399, de 22 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 23, de 23 de abril de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 24, de 23 de abril de 2025 | CCOGE abre inscrições para o 95º ENCOGE e para o 7º Fórum Fundiário Nacional | Segundo Concurso para Outorga de Delegações de Cartórios: TJPB aprova nova Comissão | Compra Assistida: Governo Federal beneficia 1.500 famílias gaúchas na reconquista da casa própria | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Tema 1.348 do STF: a saga da integralização de capital com bens imóveis – por Moisés Camilo Dias Gonçalves | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5814 - 24/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB estará presente em curso promovido pela Academia Iberoreg de Formación Registral Continuada | Carreira em Cartórios: CNJ publica matéria destacando sua atuação perante concursos públicos | PMCMV responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários | Cartilha Sinal Vermelho: divulgação é feita por intermédio do projeto ELLAS | IBEROREG: Curso de Derecho Registral General | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Novo Código Civil e o fortalecimento das atribuições cartorárias no Brasil – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- REURB. Imóvel regularizado – inserido no perímetro – alienação fiduciária. Abertura de matrícula. Credor fiduciário – notificação.
- Compra e venda – escritura pública. Fração de terreno inferior ao Módulo Rural. Desmembramento irregular. Registro – impossibilidade.
- O Direito achado na máquina