BE2673
Compartilhe:
IRIB participa do Curso de Atualização em Direito Notarial e Registral Imobiliário, em João Pessoa, realizado pelo TJPB, CGJPB, Anoreg-PB, e Incra
Nos próximos dias 6 e 7 de outubro, os diretores do IRIB Patricia Ferraz (regularização fundiária e urbanismo) e Eduardo Augusto (assuntos agrários) participam do Curso de Atualização em Direito Notarial e Registral Imobiliário, promovido pela parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, a Corregedoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba, a Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, Anoreg-PB, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra.
O curso será realizado no auditório da Corregedoria Geral de Justiça, em João Pessoa, com abertura solene pelas autoridades do Judiciário do estado, o presidente do TJPB, desembargador Júlio Paulo Neto; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega e o diretor da Escola Superior da Magistratura, Nilo Ramalho.
O registrador de imóveis de Conchas, SP, especialista em Direito registral imobiliário e diretor de assuntos agrários do Irib, Eduardo Augusto, profere palestra sobre aspectos gerais do registro de imóveis, novos aspectos da retificação de registro e georreferenciamento, no dia 6 de outubro, às 14 horas.
No dia 7, às 10h15, é a vez da diretora de regularização fundiária e urbanismo do Irib e registradora de imóveis em Diadema, SP, Patricia Ferraz, apresentar exposição sobre o papel dos cartórios na regularização fundiária.
Confira a programação completa do evento.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL IMOBILIÁRIO
06 e 07 de outubro de 2006
Auditório da Corregedoria geral de Justiça
João Pessoa – PB
REALIZAÇÃO:
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA
CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA
ANOREG-PB
Associação dos Notários e Registradores da Paraíba
INCRA
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
PROGRAMAÇÃO
06 DE OUTUBRO DE 2006
MANHÃ
8:30h – Abertura do curso:
Des. Júlio Paulo Neto – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba
Des. Jorge Ribeiro Nóbrega – Corregedor Geral de Justiça
Des. Nilo Ramalho – Diretor da Escola Superior da Magistratura
MÓDULO I
Tema: Registro imobiliário: títulos registráveis
Professor: Antonio Elias de Queiroga – Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, professor de Direito Civil da UFPB.
Horário: 9:00h às 10:15h
Intervalo: 10 minutos
MÓDULO II
Tema: Requisitos de validade da escritura pública à luz do Código Civil e da legislação especial em vigor
Professor: Rodrigo Toscano de Brito – Advogado, Mestre e Doutor em Direito Civil pela PUC-SP, professor de Direito Civil da UFPB e da ESMA.
Horário: 10:30h às 11:45h
06 DE OUTUBRO DE 2006
TARDE
MÓDULO III
Tema:Aspectos gerais do registro de imóveis, novos aspectos da retificação de registro e georreferenciamento
Professor: Eduardo Agostinho Arruda Augusto – Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Conchas – SP, especialista em Direito Registral Imobiliário.
Horário: 14:00h às 18:30h com intervalo de 10 minutos.
07 DE OUTUBRO DE 2006
MANHÃ
MÓDULO IV
Tema: Aquisição de imóvel rural por estrangeiro — Intercâmbio de informações “cartórios/INCRA” e o Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais (SNCR)
Professor: Ridalvo Machado de Arruda – Procurador Federal. Chefe da Procuradoria Regional do Incra/PB.
Horário: 9:00 às 10:15h
Intervalo: 10 minutos
MÓDULO V
Tema: O papel dos cartórios na regularização fundiária
Palestrante: Patrícia Ferraz – Diretora de regularização fundiária do IRIB e da ANOREG-BR. Registradora de Imóveis em Diadema-SP.
Horário: 10:15h às 11:30h
INFORMAÇÕES GERAIS
1. Será conferido certificado de participação com carga horária equivalente a 12 horas/aulas.
2. Todos os professores já estão confirmados, entretanto a organização do curso se reserva ao direito de, a qualquer momento, alterar a ordem dos módulos ou o nome dos professores.
3. Informações e inscrições:
3.1. Sede da ANOREG-PB – Av. Dom Pedro I, n. 291, Tambiá (ao lado do Shopping Tambiá) - Telefone: (83) 3221-8534.
3.2. Corregedoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba – Rua Comendador Renato Ribeiro Coutinho, s/n, Altiplano Cabo Branco. Telefone: 3252-1700 – Ramal 220.
4. Vagas limitadas: 180 vagas.
5. Público alvo: notários, registradores, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, procuradores, estudantes de direito.
Últimos boletins
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5856 - 24/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: painel sobre IERI-e e SIG-RI integra programação do evento | IRIB apoia curso internacional promovido pela UNI ÍTALO e CENoR | Lei do Marco Temporal: integrantes da Comissão Especial finalizam proposta consensual | Uso da CNIB como ferramenta para localizar bens deverá ser pacificado no TJSC | TJCE realizará Audiência Pública para escolha de Serventias Extrajudiciais | | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Desjudicialização e poder negocial: O avanço dos cartórios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública
- Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos
- ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil