Em 25/10/2023

Papel dos Cartórios no combate à lavagem de dinheiro é tema de seminário no CNJ


Evento será realizado no dia 7 de novembro no auditório do Conselho Nacional de Justiça.


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá, no próximo dia 07 de novembro, a partir das 9h, o seminário intitulado “Atuação dos Cartórios no Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo”, que será realizado no auditório do CNJ. O objetivo do seminário é a troca de experiências entre Magistrados, Notários, Registradores, gestores da Administração Pública, além de especialistas no combate à lavagem de dinheiro, sobre o combate à corrupção, a atividades financeiras ilícitas e à utilização de recursos no fortalecimento de organizações criminosas.

Segundo a notícia publicada pela Agência CNJ de Notícias, o seminário também pretende apresentar “reflexões sobre a Ação 12/2019 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) que integra notários e registradores no enfrentamento de crimes relativos a lavagem de dinheiro e corrupção.” A abertura do evento será realizada pelo Corregedor Nacional de Justiça do CNJ, Ministro Luis Felipe Salomão.

Para a Juíza Auxiliar da Corregedoria Nacional, Liz Rezende de Andrade, “transcorridos quatro anos desde a edição do Provimento n. 88/2019, da Corregedoria Nacional de Justiça, atualmente integrado ao Provimento n. 149/2023, é necessário refletir sobre os óbices que têm dificultado a sua implementação e os eventuais aprimoramentos relacionados aos segmentos notarial e de registro”.

Os interessados em participar do seminário, cuja programação ainda será divulgada, poderão inscrever-se aqui.

Saiba mais:

  • Em 2021, a Corregedoria Nacional e a Escola Paulista da Magistratura (EPM), objetivando tratar do tema, promoveu o curso “COAF – Notários e Registradores no combate ao crime – Aspectos práticos, problemas mais comuns – repensando estratégias”. O curso contou com o apoio do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Veja como foram os dias do evento: Primeiro dia | Segundo dia | Terceiro dia.

Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias.



Compartilhe