Em 28/08/2023

Vice-Presidente do IRIB participa do Cartório Amigo


Iniciativa criada pela ANOREG-MT e pela RARES-MT permite que Cartórios mato-grossenses desenvolvam ações em prol da sociedade.


O Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e Titular do 1º Oficio de Campo Novo do Parecis/MT (Cartório Rui Barbosa), José de Arimatéia Barbosa, participou do projeto “Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor”, realizado no último sábado, 26/08/2023. A iniciativa criada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG-MT), juntamente com a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social (RARES-MT), permite que Cartórios mato-grossenses desenvolvam ações em prol da sociedade. Também participou do evento o Titular do Cartório do 2º Ofício de Campo Novo do Parecis, Teodolino Guedes da Silva Lima.

A 3ª edição do evento teve como objetivo oportunizar à sociedade a realização de atos importantes e gratuitos, na forma da lei, da sua vida civil, destacando-se: o requerimento de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; a consulta de títulos protestados; o cancelamento eletrônico de protesto; informações sobre divórcio, inventário, dissolução da união estável e pacto antenupcial; informações sobre regularização fundiária urbana e rural, usucapião administrativo; informações sobre a importância do registro de imóveis e situação cadastral dele, bem como informações sobre como solicitar seu documento registrado em cartório pela Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI).

Na mesma ação houve, ainda, o casamento social, destinado às famílias que devidamente comprovaram renda familiar de até três salários mínimos. As celebrações dos matrimônios no interior do Estado tiveram horários estabelecidos por cada Cartório participante, sendo este o mais adequado para a celebração do ato.

Veja algumas fotos:

Fonte: IRIB.



Compartilhe