Em 20/10/2023

Vice-Presidente do IRIB é convidado para participar do World Bank Land Conference 2024


Evento será realizado em 2024 e interessados em participar da Conferência poderão encaminhar artigos até o dia 3 de dezembro.


O Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, foi convidado a participar da World Bank Land Conference 2024, promovida entre os dias 13 a 17 de maio de 2024 pelo Banco Mundial. A Conferência será realizada em Washington/DC (EUA) e os interessados em enviar artigos para análise do Comitê Acadêmico do evento poderão fazê-lo até o dia 3 de dezembro. Esta é a quarta vez que José de Arimatéia é convidado a participar da Conferência.

Sobre a World Bank Land Conference 2024

Segundo o Banco Mundial, a Conferência é o principal fórum para o setor fundiário e reúne participantes de governos, parceiros de desenvolvimento, sociedade civil, academia e o setor privado para apresentar e debater questões e boas práticas, além de informar o diálogo político e incentivar o intercâmbio de conhecimentos intersetoriais. O tema da Conferência de 2024 é “Garantir a posse da terra e o acesso à ação climática” e o evento pretende destacar estratégias eficazes para garantir a posse e o acesso à terra em apoio à mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Ademais, a World Bank Land Conference 2024 tem como objetivos: direcionar e informar investimentos no setor fundiário; facilitar e promover o diálogo e a colaboração entre as diversas partes interessadas; defender a elaboração de políticas baseadas em evidências; e compartilhar conhecimento sobre melhores práticas emergentes e pesquisas inovadoras.

Envio de artigos

Tendo a resiliência climática, o gênero e a utilização de novas tecnologias como temas transversais, as áreas prioritárias para submissão de artigos são: Direitos Fundiários urbanos, empregos e mercados financeiros; Direitos Fundiários rurais, mercados e transformação estrutural; Tributação sobre a propriedade e captura do valor da terra para serviços públicos; Gestão de terras públicas, monitoramento do uso da terra e financiamento climático; Instituições fundiárias, conflito e economia política; e Utilização de big data para melhorar a governança e utilização da terra.

Em síntese, os artigos de pesquisa completos encaminhados ao Comitê Acadêmico deverão ter entre 6.000 e 10.000 palavras, com resumo técnico de até 1.000 palavras que contenham descrição da metodologia, dados utilizados e resultados esperados, bem como incluir um resumo não técnico que destaque as implicações políticas e o potencial para acompanhamento. O material deverá ser submetido através do site de submissão e registro de trabalhos. No processo de submissão, os autores também deverão indicar se pretendem ter seu artigo considerado para possível publicação em número especial de revista de campo.

Fonte: IRIB, com informações dos organizadores.



Compartilhe