Em 18/03/2024

Vice-Presidente do IRIB concede entrevista ao portal Geocracia.com


José de Arimatéia Barbosa tratou do Cadastro Rural e da geoinformação.


O Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, concedeu entrevista ao portal Geocracia.com intitulada “Cadastro rural ainda é pífio e a geoinformação é negligenciada”. A entrevista foi conduzida por Abimael Cereda Junior.

Na entrevista, José de Arimatéia Barbosa fala da segurança jurídica trazida pelo Registro de Imóveis nas operações imobiliárias rurais e dos avanços tecnológicos que apoiam este processo. O Vice-Presidente ainda esclarece pontos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), sobre o acesso ao crédito no agronegócio e sobre o georreferenciamento de imóveis rurais.

De acordo com Arimatéia, “é de se reconhecer que ainda é pífio citado cadastramento rural, pois, pelas razões expostas, ele conflita com outros cadastros, sobrepondo às vezes o que corretamente vem sendo executado pelo SIGEF. Por isso urgente é a necessidade da integração entre esses inúmeros órgãos que administram os mais diversos cadastros territoriais, quer seja no âmbito municipal, estadual ou federal transformando-os em um único cadastro nacional multifinalitário, para que assim possa haver coordenação entre estes dois institutos, obviamente mantidos os objetivos de cada um, este único cadastro e registro jurídico dos imóveis.

Segundo o portal, uma segunda parte da entrevista, a ser publicada na próxima semana, abordará temas como o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), o Sistema de Informação Geográfica de Registro de Imóveis (SIG-RI) e outros relacionados à regularização fundiária urbana (REURB).

A íntegra da entrevista pode ser acessada aqui.

Fonte: IRIB, com informações do Geocracia.com. 



Compartilhe