Em 31/03/2016

TJMA: Corregedoria discute implantação da Central de Informações de Registro de Imóveis


A centralização de informações do Registro de Imóveis é uma determinação do CNJ, disposta no Provimento n.º 47/2015 e, ainda, previsto no Provimento n° 37/2015-CGJ/MA


No dia, 28/3, o juiz auxiliar da Corregedoria, Gladiston Cutrim, coordenou reunião para tratar da instalação da Central de Informações do Registro de Imóveis do Estado do Maranhão – CRI/MA. Representantes dos cartórios estiveram presentes para deliberar sobre os detalhes da implantação da Central. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a central de serviços eletrônicos compartilhados deve ser criada pelos respectivos oficiais de Registro de Imóveis, mediante ato normativo da Corregedoria-Geral de Justiça.

Gladiston Cutrim destacou que a centralização de informações do Registro de Imóveis é uma determinação do CNJ, disposta no Provimento n.º 47/2015 e, ainda, previsto no Provimento n° 37/2015-CGJ/MA. “Por determinação da corregedora Anildes Cruz, estamos sempre buscando o diálogo e a participação das partes envolvidas para a tomada das melhores decisões”, afirmou o juiz corregedor.

O representante da empresa SAGRES, Ednilson Rodrigues, falou sobre as atividades da empresa, destacando a criação de um plano de negócio voltado à realidade, por isso, apresentou a possibilidade de convênio para criação e implantação sem custo às serventias, apoiando a informatização das unidades para melhor atendimento das demandas finais aos clientes. “A empresa observa as disposições do CNJ referente à construção da Central de Registro de Imóveis”, observou Ednilson. 

O vice-presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão – ATC/MA, José Eduardo Moraes, ressaltou a importância da discussão em torno dos problemas enfrentados pelos cartorários. “Agradeço a corregedora Anildes Cruz pela disposição em discutir conjuntamente em busca de soluções”, comentou José Moraes.

Uma nova reunião deve acontecer no dia 4 de abril, com as entidades representativas dos cartórios de Registro de Imóveis para definição dos moldes da central a ser implantada no Maranhão.

Também participaram da reunião Felipe Madruga Truccolo (titular da Serventia Extrajudicial do 1° Ofício de Paço do Lumiar – e representante do Colégio Registral); Mirella Rosa (titular da Serventia Extrajudicial de Humberto de Campos -  e representante da ANOREG-MA); Thiago Aires Estrela (titular da Serventia Extrajudicial de Alto Alegre do Maranhão –  e representante pela ATC/MA ); Gustavo Adriano Campos, diretor da Secretaria da Corregedoria; e os servidores da CGJ, Acayene Santos Lopes e Lourival Ramos Júnior (Divisão de Correições e Inspeções da Corregedoria).

Fonte: TJMA

Em 29.03.2016



Compartilhe