Em 29/11/2018

TJ/RJ: Seis cartórios do Rio de Janeiro recebem Premiação Nacional de Qualidade no Atendimento


Com seis cartórios premiados, o Rio de Janeiro foi o 8º Estado com o maior número de vencedores na cerimônia de entrega do 14º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizada no dia 14 de novembro em São Paulo (SP), em premiação que contou com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Com seis cartórios premiados, o Rio de Janeiro foi o 8º Estado com o maior número de vencedores na cerimônia de entrega do 14º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizada no dia 14 de novembro em São Paulo (SP), em premiação que contou com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reconheceu a excelência de gestão e qualidade no atendimento de 181 cartórios de todo o País. Do Rio de Janeiro foram premiados na Categoria Prata o 2º Ofício de Justiça de Itaboraí, o 2º Ofício do Registro de Protesto de Títulos de Petropólis, o 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro e o Ofício de Notas e Registros de Contratos Marítimos do Rio de Janeiro; na Categoria Ouro, o Cartório do 18º Ofício de Justiça de Niterói; e na Categoria Diamante, o 3º Ofício de Justiça de Resende.
 
Esta foi a segunda vez que o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR contou com o apoio oficial da Corregedoria Nacional de Justiça:
 
- O Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR é uma iniciativa que vai ao encontro do trabalho da Corregedoria, pois, além do prêmio, ajuda a disseminar boas práticas que possam inspirar outros cartórios na busca da excelência na gestão de sua serventia e na prestação dos serviços oferecidos - disse o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.
 
Além das serventias do Rio de Janeiro, cartórios de outros 24 estados foram premiados. Entre essas unidades, 77 receberam a condecoração na Categoria Diamante, 45 na Ouro, 40 na  Prata, 14 na Bronze e quatro,  menção honrosa. O Estado de São Paulo liderou o número de unidades premiadas, com 36 cartórios; seguido por Goiás, com 27; Mato Grosso, com 26; e Santa Catarina, com 16.
 
A 14º edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR teve recorde no número de inscritos: 201 cartórios de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal – um aumento de 55% em relação a 2017. No comparativo entre as últimas sete edições, os números são ainda mais significantes: de 2012 a 2018 houve um crescimento de mais de 300% no número de inscritos: de 43 para 201 cartórios.
 
- O PQTA é muito importante para a atividade notarial e de registro porque é um prêmio que estimula nossos colegas ao aperfeiçoamento e melhor gerenciamento das serventias, o que reflete em benefício ao usuário e à população. O recorde no número de inscritos e premiados é uma felicidade para toda a atividade extrajudicial brasileira - afirmou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire.
 
Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria das serventias participantes é realizada de maneira independente pela APCER Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas.
 
Os cartórios são avaliados com base em 10 critérios: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.
 
- A participação dos cartórios no prêmio já é muito importante, independentemente da categoria que se ganha, uma vez que mostra que a unidade está buscando o caminho da qualidade total. Ou seja, atender as grandes expectativas dos seus clientes e ter um sistema que permita atender com qualidade essas necessidades e expectativas da sociedade - disse o presidente da APCER Brasil, Nigel Croft.
 
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) congrega mais de 13 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas.
 
Para acessar a lista completa dos ganhadores, clique aqui.
Link para todas as fotos da premiação: https://www.flickr.com/photos/111874998@N03/albums/72157702161293001
 
Fonte: TJ/RJ
 


Compartilhe