Em 13/03/2018

Sistema Costa Norte - Bertioga entrega primeiros títulos de legitimação fundiária


Entrega contemplou moradores do núcleo Itaguaré, no bairro São Lourenço. A próxima entrega, ainda neste ano, será no Albatroz I, afirmou o prefeito


A primeira entrega de títulos de regularização fundiária de Bertioga ocorreu no sábado, (10.03), no bairro São Lourenço. Os proprietários de 35 imóveis do núcleo Itaguaré foram contemplados nesta primeira fase de entrega dos documentos no bairro, que receberá um total de 154 títulos. 

O prefeito de Bertioga, Caio Matheus, explicou durante a cerimônia que, com a titulação, os moradores terão somente despesas cartorárias. "A prefeitura fez essa lição de casa, não teve nenhum custo para vocês. Como vai ser a primeira passagem oficial de escritura, nem ITBI vocês pagarão, no máximo, pagarão o emolumento do cartório".

Quem recebeu o título definitivo de propriedade comemora a realização de um sonho, como Mary Teresa Bettini Proença, que adquiriu seu imóvel há 18 anos. "Você não pode imaginar a felicidade de receber esse papel em mãos, para mim isso significa tudo. Estou muito agradecida por essa equipe".

Mais antiga no bairro, Brigida do Carmo Nabarrete mora há 20 anos em Itaguaré, e exalta a conquista: "Isso é uma maravilha. Traz uma segurança e tanto porque, sem escritura, você não tem nada". O amor de dona Brigida pela cidade também contagiou sua filha, Daniele Nabarrete Tubini. Ela conta que, ao visitar a mãe na cidade, se sentiu motivada a também comprar um imóvel no bairro. "A gente veio, se apaixonou pelo lugar e, mesmo sem documento, compramos, com a segurança das pessoas que já moravam aqui. Nós esperamos muito por esse dia e está sendo muito feliz porque temos o documento, a legitimidade da posse. Estamos muito contentes".

Mais da metade dos imóveis da cidade não são regularizados e, atento a esta situação, desde o início de seu mandato o vereador Ney Lyra (PSDB) acompanha de perto a mudança na legislação federal que possibilitou a entrega do título definitivo de propriedade e que deverá beneficiar muitos bairros ainda neste ano. "Esta foi a primeira entrega dos títulos na história de Bertioga, sendo a segunda na Baixada Santista e uma das primeiras de todo o estado. Quando falávamos em dar os títulos, muita gente não acreditava, falava que era promessa de eleição e aqui, com trabalho, seriedade, nós conseguimos entregar essa primeira leva de 154 títulos, de um total de mais de mil títulos a serem entregues neste primeiro ano na nossa cidade".

O prefeito de Bertioga adiantou também o próximo bairro a ser contemplado: "Bastante expectativa para, nos próximos dois meses, fazermos a entrega de aproximadamente 355 títulos na região do Albatroz I. Então, desde a entrada da cidade, entrando pela avenida 19 de Maio, ambos os lados, indo sentido até o cruzamento da avenida Anchieta. Todos os imóveis comerciais da 19 de Maio, os imóveis das ruas perpendiculares, poderão receber o tão sonhado título de legitimação fundiária e, com isso, levar ao cartório de registro de imóveis e fazer o registro da escritura".

Conforme revelou Caio Matheus, a expectativa é de entregar títulos, ainda neste ano, para uma parte do Ilha 2 e Jardim Ana Paula, ambos no bairro Rio da Praia e, possivelmente, encerrar 2018 com o benefício para a Vila Tupi, no Centro.

As famílias de Itaguaré que ainda não entregaram a documentação ou necessitam de informações sobre o título de legitimação devem entrar em contato com a Secretaria de Obras e Habitação pelo telefone (13) 3319-8064.

Fonte: Sistema Costa Norte



Compartilhe