Em 03/12/2010

Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral e Imobiliário promove intercâmbio de experiências e informações


Essa é a opinião de Mónica Jardim, representante do CENOR, entidade co- organizadora do evento


Um dos destaques do V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral e Imobiliário é o tema central  - "O Registro de Imóveis e os Desastres Naturais - Prevenção e Recuperação. O Registro Eletrônico no Contexto da Segurança Jurídica"- , atual e de extrema importância para registradores do mundo todo.

Segundo a representante do Centro de Estudos Notariais e Registrais (CENOR), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugalno evento, Mónica Jardim, o motivo da escolha do tema foram as recentes catástrofes ocorridas na Ilha da Madeira, em Portugal, no litoral do Rio de Janeiro e na própria cidade sede do Seminário, Búzios. De acordo com ela, a organização do Seminário sempre busca tratar de assuntos que interessem aos dois países e este, a perda de dados, é de interesse de ambos.

“A nossa idéia sempre foi trocar experiências, fazer“direito comparado”. Ninguém está na função de professor ou aluno. Na verdade, o que promovemos é um intercâmbio de informações o que temos conseguido com sucesso todos os anos”, comentou Mónica Jardim.  A representante do CENOR fez questão de ressaltar que todas as participações do primeiro dia foram de extrema importância e que a troca de experiências foi surpreendente. “O fato dos participantes permanecerem no debate por duas horas a mais do que o previsto, mostra que o assunto estava interessante. É isso que eu  gostaria de salientar: a ótima qualidade das apresentações e dos palestrantes”, concluiu.

O CENOR é parceiro do IRIB na realização do V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral e Imobiliário. As quatro edições anteriores do evento aconteceram em Porto Alegre (I Seminário), Coimbra, Portugal ( II e IV Seminários) e São Paulo (III Seminário).


Compartilhe

  • Tags