Em 21/09/2023

SAEC completa dois anos de existência


Mais de 3.600 Cartórios já estão integrados ao sistema, segundo CNJ.


A Agência CNJ de Notícias publicou matéria ressaltando que o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) completa hoje, 21/09/2023, dois anos de criação. O sistema, lançado pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ), já conta com 3.621 Cartórios integrados, segundo dados relativos ao mês de agosto, divulgados pela Agência.

A notícia ressalta a facilidade de obtenção de diversos serviços remotamente a partir de um canal único de atendimento e destaca que “a responsabilidade pela reunião das unidades cartoriais é do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), que tem como agente regulador a Corregedoria Nacional de Justiça.” Para o Presidente do ONR, Flauzilino Araújo dos Santos, “o acesso único a todos os cartórios de registro de imóveis é um avanço que promoverá a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento social e econômico do país”, aponta a notícia.

Já a Juíza Auxiliar da CN-CNJ, Carolina Ranzolin, afirmou que, para o cumprimento integral das funcionalidades dos serviços eletrônicos pelos Registros de Imóveis, conforme previsto no Código Nacional de Normas do Foro Extrajudicial (CNN/CN/CNJ-Extra), ainda faltam ser desenvolvidos pelo ONR: a Base Estatística, o Mapa de Registro de Imóveis do Brasil e a Camada dos Sistemas dos Cartórios do Registro Eletrônico de Imóveis (SC/SREI). Segundo a notícia, a Magistrada ressalta que a CN-CNJ e o ONR “estão em constantes tratativas para que esses serviços possam ser viabilizados o mais breve possível.

Leia a íntegra da notícia.

Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias.



Compartilhe