Em 29/02/2024

Registro de Imóveis do Brasil publica “Minidicionário do Registro de Imóveis”


Postagem na conta do Instagram do RIB define as principais entidades nacionais que reúne os Registradores de Imóveis.


O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) publicou, em sua conta no Instagram, uma postagem intitulada “Minidicionário do Registro de Imóveis – Entenda o que é RIB, IRIB, ONR e OnSerp”. A publicação define as atribuições do RIB, do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e do Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (OnSerp). De acordo com o minidicionário, estas entidades estão “redefinindo o futuro do Registro de Imóveis no país!

Segundo o material publicado, temos:

“O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) reúne associações estaduais de todo o país, sendo responsável por realizar a interlocução política e cuidar da imagem e da reputação institucional da atividade.

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) se dedica ao aperfeiçoamento do Direito Registral Imobiliário, com estudos acadêmicos, criação de doutrinas, interpretação da legislação e análise de jurisprudências.

O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) é o braço digital da atividade. Regulado e fiscalizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC), que interliga os Registros de Imóveis de todo o país.

O Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (OnSerp) é responsável por gerir os serviços digitais de todos os registros públicos, sendo composto pelas plataformas do Registro de Imóveis (na figura do ONR), do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN) e do Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas (ON-RTDJ).”

Clique aqui e veja a postagem diretamente no Instagram.

Fonte: IRIB, com informações do Registro de Imóveis do Brasil. 



Compartilhe