Em 18/12/2015

IRIB e ARISP: parceria renovada para o registro eletrônico de imóveis


Os presidentes das instituições, João Pedro Lamana Paiva e Francisco Raymundo, reuniram-se em São Paulo/SP, na manhã desta sexta-feira , 18 de dezembro


O presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), João Pedro Lamana Paiva, reuniu-se com o recém-eleito presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), Francisco Raymundo, para discutir a parceria já existente entre as duas instituições visando impulsionar o registro eletrônico de imóveis em todo o país. Também participaram do encontro o vice-presidente do Instituto e diretor de Economia e Estatística da Associação, Francisco Ventura de Toledo, e o membro nato do Conselho Deliberativo do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais.
 
Eleito e empossado em 17 de novembro, Francisco Raymundo é oficial do 9º Registro de Imóveis da capital de São Paulo e conduzirá a ARISP até 2017. Durante a visita, ele afirmou que o acordo firmado com o IRIB  este ano, ratificando a parceria existente desde 2006, será mantido e intensificado. Durante a reunião, ficou definido que as instituições vão elaborar um roteiro de atuação conjunta, a ser apresentado na segunda quinzena de janeiro de 2016.
 
Para o presidente do IRIB e titular da 1ª Zona do Registro de Imóveis de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva, a aliança entre IRIB e ARISP tem sido decisiva para a implantação do Sistema de Registro de imóveis, em cumprimento ao que define o Provimento nº 47/2015, da Corregedoria Nacional de Justiça. “O prazo para que os cartórios de Registro de Imóveis trabalhem de forma eletrônica e integrada expira em junho de 2016. Nossas instituições estão aptas a auxiliar colegas de todo o país a aderirem ao registro eletrônico. A ARISP é o braço tecnológico do IRIB e temos realizado conjuntamente um trabalho de sucesso.A Associação tem a tecnologia, a expertise e o know-how. Já nosso Instituto possui a representatividade nacional dos cerca de 3.600 registradores de imóveis”, disse.
 
ARISP e IRIB mantém em funcionamento a Central Registradores de Imóveis, plataforma integradora de hardwares e softwares de suporte ao Serviço de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). A central foi desenvolvida conformidade com os requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e da arquitetura e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico), com foco na garantia de interoperabilidade de sistemas e de acessibilidade dos usuários com os cartórios de registros de imóveis do território nacional.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 18/12/2015


Compartilhe