Em 09/09/2015

G1: Audiência Pública na Câmara de Vereadores discute desenvolvimento urbano de Maceió


Debate contou com a presença de grupos e movimentos sociais com demandas e pedidos distintos, principalmente sobre mobilidade e moradia


Uma proposta de reforma urbana em Maceió foi discutida em uma audiência pública na manhã do dia 8/9, na Câmara de Vereadores. O debate contou com a presença de grupos e movimentos sociais com demandas e pedidos distintos, principalmente sobre mobilidade e moradia.

O vereador Kleber Costa (PT), que propôs o debate, usou o plenário para explicar a motivação da audiência. Ele apresentou exemplos de cidades urbanizadas através de uma apresentação de slide. "Um crescimento urbano ordenado não tem problema com abastecimento, com a sustentabilidade e a mobilidade urbana, porque existe a devida previsão para a construção de prédios, praças, escolas", falou.


Segundo Costa, é preciso estimular as construtoras para trabalhar em "vazios habitacionais" para que a cidade cresça em outros pontos e não em uma área só. "Isso tem que constar no plano diretor. E para isso é preciso fazer a regularização fundiária", citou.


O representante do Fórum de Reforma Urbana, Carlos Domarcos disse que a revisão do plano diretor para reforma urbana deve ser revisto a cada dez anos e esse prazo já passou. "Maceió cresceu muito de forma desordenada e isso precisa ser revisto. Uma das coisas que vamos cobrar é o debate sobre essa expansão de prédios no litoral norte", disse.

O secretário de Planejamento de Maceió, Manoel Messias, explicou as diversas ações da prefeitura a respeito da reurbanização da capital. Ele disse que existe um plano para Maceió que vai durar 25 anos para ser concluído. "Esse projeto inclúi várias obras, entre elas, a revalorização do bairro de Jaraguá", afirmou.

Fonte: G1

Em 8.9.2015



Compartilhe