Em 17/06/2016

Evento sobre o Sinter discute modelo operacional de acesso às informações dos Registros Públicos


Workshop debateu as diversas possibilidades de integração com as centrais notarial e de registros


Durante o evento, realizado em Brasília/DF, representantes da Receita Federal apresentaram como vai funcionar o Sistema Nacional de Gestões de Informações Territoriais e quais são as possibilidades de integração com as centrais de Registro de Imóveis, de Registro de Títulos e Documentos e de Notas. Para o auditor fiscal da Receita e gerente do Sinter, Luis Orlando Rotelli Rezende, o workshop teve o objetivo de conhecer todas as soluções existentes, desenvolvidas pela classe registral e notarial.

“Discutimos o modelo operacional de acesso às informações dos Registros Públicos. A participação dos notários e registradores, por meio de suas instituições de classe é de grande importância, inclusive na elaboração do manual operacional do Sinter. A parceria do governo federal com as classes registral e notarial, por meio do Sinter, resultará na formalização do mercado imobiliário, trazendo para a formalidade diversas transações que hoje não passam pelo tabelião e nem pelo registrador. Com isso, estamos contribuindo para o fortalecimento das atribuições notarial e de registro”, disse Luiz Orlando Rotelli.

Além de representantes do IRIB, do Colégio Notarial do Brasil e do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, participaram do workshop técnicos da Receita Federal, de diversas regiões do país, além de representantes de instituições como o Banco Central, o Incra, a Procuradoria da Fazenda Nacional, entre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 16.06.2016



Compartilhe