Em 23/10/2023

Estadão publica artigo sobre os 180 anos do Registro de Imóveis nacional


Texto é de autoria de Flaviano Galhardo e José Renato Nalini.


O jornal “O Estado de São Paulo” (Estadão) publicou no último sábado, 21/10/2023, artigo assinado por Flaviano Galhardo e José Renato Nalini intitulado “Registrando sonhos - Há motivos para celebrar os 180 anos que o sistema de Registro de Imóveis do Brasil hoje festeja”, que, em síntese, celebra os 180 anos do Registro Imobiliário brasileiro, celebrado no dia 21/10/2023, ressaltando sua importância na vida e no cotidiano dos cidadãos brasileiros.

O texto de Galhardo e Nalini, após um breve histórico sobre o sistema registral pátrio, aborda a superioridade do sistema nacional frente aos diversos outros sistemas mundiais, inclusive, ao norte-americano. O artigo ainda trata do Serviço Eletrônico de Registros Públicos (SERP), do georreferenciamento e da segurança jurídica trazida pelo Registro de Imóveis.

Ao final, os autores afirmam que, “sem abandonar a tradição consolidada no persistente estudo e absorção do que lhe serve para aperfeiçoamento, os registradores imobiliários do Brasil adicionaram considerável dose de engenhosidade, criatividade e empreendedorismo. A conjugação de sólida base jurídica e funcionamento calcado em eficiência, eficácia e efetividade gerou sistema renovado, flexível e aberto à incorporação de tudo o que venha a prestigiar os direitos fundamentais, fortalecer a cidadania e a democracia brasileira.

Leia a íntegra do artigo [Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal].

Veja também:

  • Sobre os sistemas brasileiro e norte-americano, o Boletim do IRIB recomenda a obra “Registro de Imóveis: Brasil x Estados Unidos”, de autoria da Registradora Titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville/SC e Vice-Presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Bianca Castellar de Faria. Saiba mais aqui.

Fonte: IRIB, com informações do Estadão.



Compartilhe