Em 08/09/2023

Direito Notarial e Registral Digital: possibilidades de aplicação da tecnologia aos procedimentos realizados nos cartórios extrajudiciais


Obra foi escrita por Alexandre Scigliano Valerio e trata dos impactos causados pela tecnologia nos serviços notariais e registrais.


Está disponível para aquisição a obra de Alexandre Scigliano Valerio, intitulada “Direito Notarial e Registral Digital: possibilidades de aplicação da tecnologia aos procedimentos realizados nos cartórios extrajudiciais”, na qual o autor apresenta o fruto de sua conclusão de Mestrado, tendo como premissa os impactos causados pela tecnologia nos serviços notariais e registrais, bem como sua aplicação aos procedimentos realizados nas Serventias Extrajudiciais.

No decorrer de suas mais de 270 páginas, Valerio aborda temas como: documentos eletrônicos, discorrendo sobre suas vantagens, desvantagens e validade; criptografia; assinaturas eletrônicas; fatores positivos e negativos da tecnologia para Tabeliães e Registradores e Centrais Eletrônicas Nacionais, além das alterações na Lei de Registros Públicos trazidas pela Lei n. 14.382/2022, como o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP).

De acordo com o Prefácio, assinado pelo Prof. Dr. Fábio Fernandes Neves Benfatti, “a obra em questão aborda de forma abrangente e aprofundada o Direito notarial e registral, explorando aspectos históricos, conceituais e práticos. Seu conteúdo contribui para o conhecimento e a compreensão dessas atividades fundamentais, fornecendo uma visão clara e completa sobre o tema. É uma leitura indispensável para estudantes, profissionais da área jurídica e todos aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento dos cartórios e suas atribuições.

O livro pode ser adquirido em formato físico, na loja virtual da UICLAP ou na Amazon, ou digital (e-book), também na Amazon.

Fonte: IRIB, com informações contidas na obra.



Compartilhe