Em 21/03/2024

Corregedoria participa da instalação de Cartório na Comarca de Conde


Solenidade foi realizada no Auditório do Tribunal do Júri da Comarca.


“Ao decidirmos pela instalação, consideramos, primordialmente, a prestação de um importante serviço público à população. A relação da serventia com as pessoas da cidade e seus serviços deve ser valorizada, sempre”. As palavras foram ditas pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, durante instalação do Cartório de Ofício Único ocorrida na manhã desta segunda-feira (18) na Comarca de Conde. Com a medida, a população não precisará mais se deslocar para o Município de Alhandra para ter acesso aos serviços cartorários em geral.

A solenidade foi realizada no Auditório do Tribunal do Júri da Comarca e foi prestigiada por autoridades, representantes da sociedade civil e investidores da região. O Ofício Único está localizado no Shopping Conde (PB-018, s/n, Planalto Nossa Senhora da Conceição) e tem atribuições de Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil das Pessoas Naturais, das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas e de Protestos.

O juiz-corregedor Antônio Carneiro explicou que a Lei nº 12.511/2022 reestruturou toda a rede notarial e registral do Estado e que a Corregedoria vem, desde então, fazendo as adequações necessárias. 

“Os legisladores estão, cada vez mais, delegando ao Extrajudicial atribuições que antes eram privativas do Poder Judiciário, porque temos uma rede de delegatários que se submeteram a um concurso público altamente qualificado. Hoje, a Comarca do Conde está completa”, afirmou o magistrado.

Na ocasião, a juíza titular da unidade, Lessandra Torres Silva, reiterou o compromisso de continuar lutando por melhorias para a Comarca. “Se em 1016 conseguimos, através da instalação da Comarca, viabilizar o acesso do cidadão à Justiça, hoje, viabilizamos o acesso aos serviços registrais. E me comprometo, como juíza corregedora permanente, a fiscalizar e acompanhar os trabalhos registrais com todo zelo”, asseverou.

Schimidt, titular do Cartório do Distrito de Jacumã. “Estarei, com toda minha equipe, voltada a oferecer o serviço que o Conde merece. Temos a preocupação de realizar um trabalho com qualidade e conforto, oferecendo segurança jurídica e zelo, mostrando que este nosso dever”, destacou. 

A prefeita do Município do Conde, Karla Pimentel, disse se tratar de um dia histórico para a cidade. “Conde vem gradativamente conquistando seu espaço no Estado da Paraíba. Demos um grande passo, hoje. Nosso nome está sendo escrito em prol do desenvolvimento”, pontuou a gestora.

Também estiveram presentes no evento a presidente da Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais (Arpen), Viviane Braga, o gerente de Fiscalização Extrajudicial da CGJ, Sebastião Alves, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 21ª região (Creci), Ubirajara Marques Júnior, entre outros. 

Fonte: TJPB (Por: Gabriela Parente).

 



Compartilhe