Em 16/05/2019

Colégio Registral do RS: Presidente do Colégio Registral do RS visita Colégio de Registradores da Espanha


O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e registrador de imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva, visitou, na última segunda-feira (06.05), o Colégio de Registradores da Espanha, em Madri.


O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e registrador de imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva, visitou, na última segunda-feira (06.05), o Colégio de Registradores da Espanha, em Madri. A visita teve por objetivo tratar de temas relativos à atividade registral imobiliária de ambos países.
 
Lamana Paiva, que também é ex-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), foi recebido pela registradora decana María Emilia Adán, representante do Colégio de Registradores da Espanha, e pelos registradores de imóveis e diretores de Relações Internacionais da entidade, Enrique Maside Páramo e Sergio Saavedra Morales. 
 
Na ocasião, foi realizada uma análise dos reflexos positivos nos países que adotaram o sistema registral prestado de modo privado, em comparação com os que não utilizam esse modelo. Os presentes concluíram que há a necessidade de constituir uma Frente Conjunta de Registradores para fomentar a ideia mundialmente.
 
Ainda, debateram sobre a retomada da realização do Encontro Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário, a fim de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos sobre o Direito Registral Imobiliário.
 
Em seguida, o diretor de Relações Internacionais do Colégio de Registradores da Espanha, Sergio Saavedra Morales, apresentou um projeto para desenvolver publicidades com a constituição da Red Registral Iberoamericana (Iberoreg). A ideia é que a Iberoreg possibilite diálogo e atuação eficaz para além do Mercosul, abrangendo também países europeus, com o propósito de promover a matéria registral entre membros da comunidade Ibero-americana.
 
Em novembro, um encontro na Guatemala entre representantes das instituições registrais dos países integrantes da Red, sendo o Brasil oficialmente representado pelo IRIB, vai discutir mecanismos para operacionalizar a ferramenta.
 
A Red Registral Iberoamericana foi subscrita pelo IRIB em 16 de outubro de 2012, pela registradora Maria do Carmo Rezende Campos Couto, e ratificada em 4 de maio de 2017 pelo registrador Ivan Jacopetti do Lago, ambos em Cartagena de Índias, Colômbia. 
 
Para maiores informações, acesse: 
 
http://www.irib.org.br/noticias/detalhes/brasil-passa-a-integrar-a-rede-registral-iberoamericana-iberoreg
 
https://www.abogacia.es/2012/10/30/iberoreg-acceso-a-los-diferentes-registros-de-la-propiedad-iberoamericanos-para-obtener-publicidad-registral-on-line/.
 
 
Fonte: Colégio Registral do RS


Compartilhe

  • Tags