Em 17/04/2012

CNJ lança a Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais


Estarão disponíveis dados e informações sobre pessoas que tiveram seus bens bloqueados pela Justiça, assim como de registros de imóveis em todo o Brasil


Foi lançada, na última sexta-feira (13), a etapa inicial da Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais (CNIPE) pelo presidente do Supremo Tribunal federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. O presidente da Arisp e diretor de tecnologia e informática do IRIB, Flauzilino Araújo, e o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Ubiratan Guimarães, estiveram presentes na cerimônia.

O projeto reunirá dados de todos os tribunais, varas e cartórios judiciais e extrajudiciais do país. O objetivo é permitir que qualquer pessoa tenha acesso, em um único endereço na internet, a informações sobre andamento processual, dados estatísticos de funcionamento do Judiciário, assim como pesquisa de registros imobiliários, indisponibilidade de bens, protestos cambiais, divórcios etc. Até 2014, estará disponível o acesso a todos os processos da Justiça brasileira, a partir da adesão gradual dos tribunais.

Cesar Peluso destacou que a Central representa “um grande passo em relação ao futuro”. O presidente do STF destacou que a CNIPE está a serviço da cidadania com o acesso a informações até hoje espalhadas pelo país. “É o fim do pesadelo de pessoas nas filas das varas e nos cartórios em busca de documentos. Não há sistema semelhante em todo o mundo, o que caracteriza o pioneirismo do Poder Judiciário Brasileiro”, pontuou.

Também serão disponibilizados no sistema informações sobre pessoas que tiveram seus bens bloqueados pela Justiça, assim como de registros de imóveis em todo o Brasil. No futuro, o cidadão poderá saber, por exemplo, se determinada pessoa ou empresa está sendo processada, com pendências na Justiça, se responde a processo criminal ou está com os bens indisponíveis em qualquer parte do país. No prazo de dois anos, a CNIPE também vai permitir a emissão de certidões fornecidas pelos cartórios extrajudiciais de todo o país e de documentos autenticados com validade nacional.

Com o lançamento, os cidadãos já podem acessar o sistema disponível no portal do CNJ (www.cnj.jus.br) a partir desta sexta-feira e buscar informações ou acompanhar o andamento de cerca de 33 milhões processos que tramitam nos Tribunais de Justiça de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Esses tribunais concentram aproximadamente 40% das ações em tramitação hoje no Judiciário brasileiro.

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB, com informações do CNJ
Em 17.4.2012



Compartilhe

  • Tags