Em 03/10/2018

Clipping – G1 - Morre aos 84 anos, Maria Amélia Sirotheau, mais antiga cartorária do Pará


Maria Amélia estava internada em um hospital particular de Santarém e se recuperava de um cateterismo. O velório será na igreja São Sebastião; enterro será quarta, às 9h


A mais antiga cartorária em atividade do Pará, Maria Amélia Albuquerque Sirotheau, morreu nesta terça-feira (2), aos 84 anos, em Santarém, oeste do estado.
 
Ela estava internada na unidade de terapia intensiva de um hospital particular da cidade e se recuperava de um cateterismo. A causa da morte não foi informada.
 
A cartorária será velada a partir das 14h, na igreja São Sebastião, bairro Prainha e o sepultamento está marcado para quarta-feira, às 9h, no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, no Centro.
 
Trajetória
Natural de Santarém, Maria Amélia nasceu em 3 de setembro de 1934. Estudou no Colégio Santa Clara e no internato do Colégio Santa Catarina, em Belém.
 
Exerceu o magistério na escola São Francisco de Assis e foi secretária do colégio Dom Amando, da congregação dos irmãos de Santa Cruz.
Em outubro de 1964, começou a trabalhar no cartório do 1º Ofício - registro de imóveis e tabelionato de notas - como registradora e tabeliã substituta.
 
Assumiu a responsabilidade do cartório em 2012, com o falecimento do esposo, Sebastião Nogueira Sirotheau. O casal teve quatro filhos.
Em junho deste ano, ela foi agraciada com a medalha Desembargador Ermano Domingues Couto, em comemoração aos 185 anos da Comarca de Santarém.
 
Ainda em junho, foi homenageada com a Medalha Padre Felipe Bettendorf, a mais alta honraria concedida pelo poder público municipal em Santarém.
 
Maria Amélia é a mais antiga cartorária em atividade no Pará com mais de 52 anos de profissão. Ela deixa os filhos, nove netos e quatro bisnetos.
 
Fonte: G1
 


Compartilhe