Em 29/11/2018

Clipping – Exame - Como economizar comprando um imóvel através do consórcio


Segundo a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio) o mês de setembro de 2018 registrou um recorde histórico de vendas mensais de consórcios no país com 241,5 mil novas cotas negociadas.


Segundo a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio) o mês de setembro de 2018 registrou um recorde histórico de vendas mensais de consórcios no país com 241,5 mil novas cotas negociadas. Este é o melhor resultado desde dezembro de 2015, quando foram comercializadas 250 mil cotas. De janeiro a setembro de 2018 o total de adesões superou o valor de 1,8 milhão, 7,6% a mais que as 1,749 milhão contabilizadas no mesmo período em 2017. Os negócios alcançados chegaram a R$ 76,44 bilhões, 3,9% a mais do que no ano de 2017. Todos estes fatores têm alavancado a negociação de cotas de consórcio aquecendo o mercado brasileiro.
 
Além desse recorde de vendas do ano em setembro, também foram registrados recordes mensais em cada modalidade de consórcio no geral: eletroeletrônicos e outros bens duráveis, serviços, veículos leves, veículos pesados, motocicletas e imóveis.
 
Para quem pretende adquirir um imóvel, o consórcio de imóveis têm sido um grande aliado nessa tarefa, tendo em vista suas vantagens e maior economia quando comparado ao financiamento bancário. Investir na compra de bens de maior valor como um imóvel, na maioria das vezes, exige adaptar o orçamento cortar gastos e realizar um longo e trabalhoso planejamento financeiro. Entender como o mercado imobiliário funciona é vital para aprender como economizar e fazer o melhor tipo de investimento.
 
Para quem tem dificuldade em poupar para investir num imóvel, optar por um consórcio de imóvel é a melhor forma de investimento e poupança para realizar compras de alto valor agregado, como uma casa, apartamento ou terreno. Por se tratar de um investimento a médio ou longo prazo, o consorciado paga as mensalidades sem sentir impacto no orçamento, uma vez que se planejou para isso. Mas além desses fatores, existem outras vantagens que ajudam muito a economizar dinheiro na compra de um imóvel através do consórcio.
 
O consórcio de imóvel não cobra juros
Quando uma pessoa contrata um financiamento bancário para comprar um imóvel é muito mais difícil economizar no fim do mês, isso porque vai acabar pagando sempre mais pelo bem que deseja. No consórcio de imóvel não existe essa preocupação, já que nesta opção de negócio não se cobra juros. O ideal é contar com a assessoria de uma administradora séria, idônea e especializada na venda de consórcios e cartas de crédito contempladas de imóveis, devidamente autorizada pelo Banco Central e escolher o melhor plano, com parcelas que se encaixem no orçamento e então começar a investir no sonho de ter um imóvel próprio.
 
Consórcio de imóvel é uma compra planejada
Hoje em dia tem sido muito difícil sobrar dinheiro no final do mês para investir na poupança. Por isso o consórcio tem se mostrado uma forma inteligente de poupar através de pequenas parcelas mensais programadas, cujo valor fica definido na assinatura do contrato do consórcio. Dessa forma o consorciado já sabe o quanto investirá por mês.
 
O consórcio de imóvel é um investimento seguro
Quando se toma a decisão de poupar e investir para comprar um bem imóvel, a principal dúvida que vem em mente é: onde investir o dinheiro com segurança e sem correr riscos? A escolha pela bolsa de valores e outros fundos de investimento sempre precisa contar com o risco de uma possível perda de capital. No consórcio de imóvel, não. O consorciado pode investir sem medo de sofrer perdas e o dinheiro não desvaloriza, pois a carta de crédito acompanha o reajuste do bem. Dessa forma, o poder de compra das cotas ainda não contempladas é mantido, não havendo perdas. O consórcio é um sistema de investimento regulamentado pelo Banco Central com regras bastante claras e transparentes, o que traz transparência e segurança para as transações.
 
O consórcio de imóvel não exige pagamento de entrada
No financiamento bancário é comum a necessidade de ter que dispor de um valor substancial para dar entrada em um imóvel. Mesmo que o interessado já tenha poupado este dinheiro há algum tempo, ter que investir todo ele de uma vez pode implicar em alguns sacrifícios e ter o orçamento apertado para o pagamento das contas mensais por um longo período até a vida financeira se equilibrar novamente.
 
Optando por um consórcio de imóvel isso não é necessário, pois não é cobrado um valor como entrada. Caso o interessado já tenha algum dinheiro guardado, pode utilizá-lo para oferecer lances nas assembleias mensais ou até quitar algumas parcelas antecipadamente.
Lembrando que, no caso da compra de uma cota de consórcio de imóvel já contemplada, é necessário pagar um valor de entrada correspondente ao valor que já foi pago por aquela cota e o restante do crédito é parcelado. Comprando à vista, além de já ter o bem em mãos, é possível negociar bons descontos com o vendedor e economizar mais ainda.
 
Ao ser contemplado ou comprar uma cota já contemplada, o consorciado pode comprar o bem à vista
Quando o consorciado compra uma cota de consórcio de imóvel e é contemplado por lance ou sorteio, passa a ter o mesmo poder de barganha de uma compra à vista. Ou seja, com uma cota já contemplada ele recebe o crédito no ato, pode comprar o bem à vista com poder de negociação para conseguir descontos e fechar o melhor negócio. Ainda pode escolher entre adquirir o bem imediatamente ou esperar o término do grupo, pagando as parcelas do consórcio com tranquilidade até encontrar o bem que deseja comprar. O consorciado também pode optar por vender a cota contemplada e usar o dinheiro para gerar capital de giro para investir novamente em outro consórcio, já que ele receberá o valor total da carta de crédito.
 
O consórcio permite diversificar os investimentos
Quem está habituado a investir sabe como é importante diversificar investimentos para garantir boa rentabilidade. Pensando nisso, o consórcio de imóvel permite conquistar sonhos que pareciam distantes, como a compra da casa própria, investir em imóveis na planta, comprar terrenos para aumentar o patrimônio, construir casas e apartamentos para venda, planejar uma aposentadoria melhor e mais segura, enfim, além da economia, muitas são as opções de investimento disponibilizadas pelo consórcio de imóvel.
 
Uma pesquisa realizada pela ABAC mostra que quem investe em consórcio de imóvel economiza cerca de 4,5 vezes mais do que se guardasse o dinheiro numa poupança.
 
Adquirir um consórcio de imóvel tem se mostrado o caminho mais econômico para quem deseja poupar através de um investimento programado a médio ou longo prazo. O consórcio possibilita a conquista da independência financeira de maneira simples, inteligente, segura e com o futuro planejado. 
 
Fonte: Exame
 


Compartilhe