Em 16/10/2018

Clipping – Diário de Araxá - Mais de 100 famílias recebem escrituras de suas casas (MG)


Depois de ganhar o terreno ou a casa, dezenas de famílias araxaenses aguardavam ansiosas a entrega da documentação que garante a elas a propriedade do imóvel


Depois de ganhar o terreno ou a casa, dezenas de famílias araxaenses aguardavam ansiosas a entrega da documentação que garante a elas a propriedade do imóvel. Nesta segunda-feira (15.10), a Administração Municipal, através da Secretaria de Ação e Promoção Social promoveu a entrega definitiva de 103 escrituras, colocando fim em mais de 30 anos de espera. A solenidade contou com a presença de secretários, vereadores e imprensa.
 
Foram atendidos proprietários de terrenos doados pela prefeitura em gestões passadas, nos bairros Cincinato de Ávila, Ana Pinto de Almeida, São Francisco, Salomão Drummond, Francisco Duarte, Leda Barcelos, Pedra Azul, Armando Santos, Domingos Zema e Adhemar Rodrigues Valle Júnior. As escrituras foram registadas em cartório e todos os donos dos terrenos passam a ter suas propriedades com documentação legalizada.
 
O secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha, explica que foi necessário organizar um trabalho técnico minucioso, entender a história de cada família até chegar a entrega das escrituras. Informa que quem tem terreno no nome da Prefeitura deve procurar a Secretaria para dar entrada no processo e ser atendido na próxima etapa de entrega de escrituras. Ressalta que estão trabalhando para legalizar a situação do bairro Abolição, onde nenhum morador tem a titularidade dos imóveis e em breve vão receber o documento.
 
“O prefeito Aracely cumpriu o que foi prometido que é dar a estas pessoas a garantia jurídica, permitindo que elas sejam realmente donas dos imóveis. É uma emoção compartilhar desse momento. As famílias procuraram muitas vezes esse serviço, estavam desanimadas com qualquer garantia. Hoje viram o trabalho da Prefeitura em uma ação concreta na vida delas”.
 
O presidente da Câmara, vereador Fabiano Santos Cunha, disse que é uma alegria participar desse momento histórico, significante para Administração Municipal e para a comunidade. “Dezenas de famílias agora terão garantia do que é mais digno para o ser humano que é o seu lar, a moradia. Sentimos honrados e felizes em poder compartilhar desta ação tão relevante na vida das pessoas da nossa querida Araxá”.
 
O prefeito Aracely de Paula agradeceu o trabalho da Procuradoria Jurídica e de todos os envolvidos no processo. Revelou que depois de muitos anos, a Administração Municipal venceu todas as dificuldades de ordem legal, pessoal e tantas outras que impediam que as famílias tivessem a documentação dos imóveis.  Afirma que a prefeitura vai arcar com das despesas e atender todas as pessoas que receberam as doações e ficaram mais de trinta anos sem a titularidade do imóvel.
 
“Tivemos a oportunidade de doar a maioria dos terrenos e hoje reencontrar essas pessoas para entregar a documentação definitiva que as tornam proprietárias de uma casa na cidade de Araxá é muito importante. Esses momentos compensam as dificuldades que enfrentamos. Quando a gente vê a alegria, a satisfação e as lágrimas de quem veio aqui, sentimos que estamos no caminho certo”.
 
Zilda de Fátima Ferreira, moradora do bairro Cincinato de Ávila, se emocionou muito e chegou a chorar na hora da entrega. Conta que morava em casa cedida, pediram o imóvel, não tinha condição de pagar aluguel. “Ganhei casa há 10 anos, é um orgulho, uma satisfação saber que tenho onde morar com os meus filhos, estou muito agradecida à Deus e à Prefeitura”.
 
Rúbio Lane Borges Carneiro, também morador do bairro Cincinato de Ávila, recebeu o documento com muita gratidão. “Se se eu não ganhasse a casa não daria conta de comprar. Graças a Deus estou muito feliz recebendo a escritura definitiva do imóvel. Tenho três filhos, a caçula é especial e ter a escritura, dá um grande tranquilidade para a minha família”.
 
Dulcineia Sebastiana Lázara, moradora do bairro Armando Santos, declara que é um momento de muita felicidade. “Eu não tinha casa, morava em área de risco. Primeiro agradeço a Deus, é um sonho ter casa pra morar e agora receber a escritura, estou muito feliz”.
 
Fonte: Diário de Araxá 
 


Compartilhe