Em 28/11/2018

Clipping – Correio de Corumbá (MS) - Câmara apoia Correios e vai propor elaboração de novo cadastro imobiliário


Equipe dos Correios se reuniu com Evander para buscar soluções para melhorar serviços na cidade


A elaboração de um novo cadastro imobiliário foi apontada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Evander Vendramini, para solucionar os problemas de entregas de correspondências na cidade, a cargo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, além de contribuir para a melhorias de outros serviços em benefício da população.
 
O assunto foi bastante discutido no final de semana durante um encontro de Evander com a direção dos Correios, para tratar justamente dos problemas que estão ocorrendo na entrega de correspondências na região de Corumbá, cuja solução tem sido cobrada de forma insistente pelos vereadores.
 
Na reunião, a superintendente Estadual de Operações dos Correios, Patrícia Latife Eloy Rezende, entregou um ofício ao presidente da Câmara, em relação ao requerimento do vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, solicitando a entrega de correspondências no Jardim Aeroporto, bem como em demais bairros da cidade.
 
"Os Correios podem realizar a distribuição domiciliária em todos os bairros de Corumbá, desde que os logradouros estejam com placas de identificação, que os imóveis estejam numerados em ordem sequencial e lógico, de acordo com a numeração oficial da Prefeitura, e eu o endereçamento constante nas correspondências e encomendas estejam corretos", esclareceu a superintendente.
 
Sobre a situação do Jardim Aeroporto, ela explicou que grande parte dos imóveis não possui numeração. Além disso, muitas são enviadas com informação de quadra e lote. "Neste caso, não há possibilidade de distribuição desses objetos postais nas residências, sob pena do carteiro efetuar a entrega em endereço que não é o do destinatário", continuou.
 
Critérios básicos
Patrícia, em seu ofício, citou trecho da Portaria 4474/2018, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que define critérios básicos para que os Correios efetuem a distribuição domiciliar dos objetos.
 
Entre as condições estabelecidas para entrega de correspondências e objetos, a Portaria cita que é preciso ter a indicação correta de entrega no objeto postal com o correspondente Código de Endereçamento Postal (CEP); que as vias e os logradouros ofereçam condições de acesso e de segurança ao empregados postal, e que dispuserem de placas identificadoras do logradouro, instalada pelo órgão municipal responsável. Citou também a questão da numeração dos imóveis que precisa ser ordenada, individualizada e única.
 
Apoio da Câmara
Diogo Lima De Grande, gerente Regional de Atendimento dos Correios, explicou que em Corumbá, a duplicidade de números e também de vias públicas, é o maior problema para os carteiros cumprirem seus trabalhos, e que por isso mesmo foi implantado o sistema corporativo, mas que não surtiu o efeito esperado, mesmo com os carteiros conhecerem as famílias corumbaenses.
 
Para solucionar o problema, a empresa solicitou apoio da Câmara, no sentido de que seja feita a instalação de placas de identificação nas ruas, bem como orientar a população para utilização da numeração oficial em seus respectivos imóveis.
 
Evander disse que a Câmara dará total apoio e que já vai buscar envolver a Prefeitura, Cartório de Registro de Imóveis e o Ministério Público Estadual para, junto com os Correios e o próprio Poder Legislativo, buscar uma solução. O primeiro passo será marcar uma reunião entre todos os órgãos envolvidos para debater a reformulação do cadastro imobiliário da cidade.
 
"Temos que envolver todos os órgãos ligados à questão para, juntos, elaborarmos um novo cadastro imobiliário. Isso é necessário para solucionarmos problemas de duplicidades na numeração de imóveis em uma mesma rua, bem como a duplicidade de nomes de vias públicas, que acaba, causando transtorno na entrega de correspondências e objetos postais", argumentou Evander.
 
O encontro aconteceu na Câmara de Corumbá e contou com as presenças também do gerente do Centro de Distribuição de Corumbá, Damião Ramos; do gerente de Centro de Distribuição Oeste, Eden Rodrigues Freitas; da agente de Relacionamento, Lúcia da Silva Mendes, e do gerente de Atividades Externas, Waldemir das Neves Lopes.
 
Fonte: Correio de Corumbá (MS)
 


Compartilhe