Em 26/09/2018

Clipping – Campo Grande News - Quer financiar seu imóvel? Confira algumas dicas


O primeiro passo para conquistar este sonho é poupar o dinheiro. Um bom valor de entrada e o financiamento do restante do valor do imóvel é a maneira mais fácil de alcançar este objetivo. Nem de longe guardar dinheiro é uma fácil tarefa, mas de forma organizada, tudo tende a ficar mais fácil


Uma das etapas mais importantes das nossas vidas é o momento da compra do primeiro imóvel, realizar o sonho da casa própria. O grande número de imóveis à venda, dos mais variados tamanhos e estilos, nos faz organizar as finanças para alcançar este objetivo o mais rápido possível.
 
O primeiro passo para conquistar este sonho é poupar o dinheiro. Um bom valor de entrada e o financiamento do restante do valor do imóvel é a maneira mais fácil de alcançar este objetivo. Nem de longe guardar dinheiro é uma fácil tarefa, mas de forma organizada, tudo tende a ficar mais fácil.
 
Mas depois de tomar a decisão da compra e escolher o novo lar, o segundo passo é conseguir um financiamento para pagar o novo imóvel. Quando você faz a pesquisa em um portal de imóveis ou até mesmo nas construtoras, vários anúncios para financiamento da casa são encontrados, mas é preciso tomar muito cuidado para não fazer um negócio ruim e pagar tantos juros que pode deixar o valor do imóvel inacessível.
 
O que é o financiamento
O financiamento é uma modalidade de empréstimo de valores para pagamento de bens e serviços. No caso de imóveis, é o empréstimo de um valor aprovado por uma instituição financeira ou bancária, a qual irá pagar pelo bem à vista e cobrará do contratante o valor a prazo. Neste valor incorrerão os juros referentes ao número de parcelas na qual o financiamento será quitado pelo contratante.
 
Em linhas gerais, o órgão financiador compra o imóvel para o contratante e cobra parcelado. Como garantia de pagamento, o imóvel financiado fica alienado para instituição. Somente no final do prazo do parcelamento, por exemplo, no caso dos bancos como a Caixa Econômica Federal, que parcela o financiamento em até 42 anos, é que o proprietário passa a ser exclusivamente o contratante do financiamento.
 
Um financiamento não é a única maneira para comprar um imóvel, mas seria a mais viável para boa parcela da população. Como o pagamento é feito em parcelas, por períodos longos, é possível se programar para pagar o imóvel sem ficar endividado e complicar o orçamento da família. Lembrando, após o financiamento, muitos outros custos ainda ocorrerão até a retirada das chaves do novo imóvel.
 
Quanto consigo financiar do imóvel
Via de regra o financiamento não ultrapassa 90% do valor final do imóvel pretendido. Portanto, é preciso saber que sempre haverá uma parcela do valor que deverá ser paga a vista, esta é a famosa entrada. Isto ocorre para todo tipo de financiamento, não somente para os imóveis, por isso é preciso estar preparado financeiramente.
 
Ao pesquisar casas e apartamentos à venda é preciso ter um valor estipulado como uma meta para gastar. Após a escolha do imóvel e o valor já definido, é possível fazer uma simulação do financiamento diretamente no site da Caixa Econômica Federal, um dos melhores bancos para financiar imóveis. Com base na renda mensal da pessoa ou família, o simulador traça a melhor opção em termos de prazo e mostra o valor das parcelas.
 
Para não levar um susto na hora de procurar o financiamento a melhor forma é buscar estas ferramentas para entender qual seria o valor ideal para realizar a compra. Não adianta sonhar com um apartamento de R$ 500 mil se a sua renda só permite um financiamento baixo para um apartamento de R$ 200 mil. O banco realiza empréstimos comprometendo até 30% da renda total da família, porque sabe-se que a partir desta porcentagem, aumenta o risco de inadimplência.
 
Cuidados na escolha da modalidade de amortização
Ao buscar pelo financiamento de um imóvel, seja ele novo ou usado, o cliente terá duas opções: Tabela Price e SAC. Estes são sistemas de amortização da dívida que define a maneira como o empréstimo realizado pelo cliente será pago. Nas duas situações o contratante paga os juros em cima do saldo devedor final. O que muda entre os modelos é o cálculo de reajuste dos valores.
 
SAC (Sistema de Amortização Constante)
Neste sistema a amortização do valor contratado e os juros acontece de forma constante, portanto, ao longo do período de pagamento das parcelas o valor segue decrescente. Com o passar dos meses a prestação vai ficando mais baixa.
 
Tabela Price
Este é o sistema francês de financiamento onde o valor das prestações se mantém constante durante todo o período contratado. Portanto, a amortização da dívida é crescente ao longo dos meses.
 
Em termos gerais, o sistema Price de amortização é mais utilizado para quem tem uma renda mais baixa porque tem as parcelas mais baratas no início do contrato. Já no sistema SAC as parcelas são cerca de 25% mais altas nos primeiros anos de pagamento, mas logo passam a ser mais baixas. Levando em consideração o mesmo período de tempo e a mesma taxa de juros para amortização da dívida, o sistema SAC sai mais barato no final do negócio.
 
Em quantos meses financiar o imóvel
Em termos gerais, quanto menor o prazo de financiamento, mais barato será o valor a ser financiado já que os juros serão menores. Porém, quando se fala de imóveis, onde os valores a serem contratados são mais altos, os longos prazos tornam a prestação mais acessível para o bolso de todos. Na prática, financiar os imóveis com prazos de até 20 anos é a melhor opção.
 
É preciso olhar com calma as taxas de juros aplicadas para os financiamentos de 20, 30, 35 e até 42 anos, como os da Caixa Econômica Federal. Buscar se enquadrar nos programas de financiamento imobiliário para buscar taxas de juros menores é a melhor opção para financiar os imóveis.
 
Um exemplo é o financiamento para as pessoas que se enquadram no programa Minha Casa Minha Vida, onde as taxas de juros anual varia de 5 a 10%. Estas com certeza são as melhores opções de financiamento de imóveis. Gostou deste artigo? Então que tal compartilhar com seus amigos. É sempre importante saber mais sobre os financiamentos já que ao longo da vida todos procuramos morar cada vez melhor.
 
Fonte: Campo Grande News
 


Compartilhe