Em 07/08/2023

Cartórios de MT registram aumento de 107% nos serviços eletrônicos nos últimos três anos


Central Eletrônica de Integração e Informações congrega mais de 240 unidades do Estado e oferece serviços como certidões de nascimento, casamento, óbito, escrituras públicas, entre outros documentos.


DA REDAÇÃO

Reprodução

Em Mato Grosso, ir ao cartório para obter documentos e certidões tem sido cada vez menos comum. É o que demonstram os números da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI), plataforma digital que integra todos os Cartórios do Estado, e que registrou um crescimento de 107,6% entre os meses de janeiro e maio nos últimos três anos.

A plataforma permite que o usuário acesse, visualize e solicite certidões e documentos dos diferentes tipos de Cartórios do Estado, como certidões de casamento, nascimento, óbito, escrituras de compra e venda, união estável, protesto registro de imóveis, procurações, de pessoas jurídicas, entre outros.

Em números absolutos, as solicitações passaram de 31.151 em janeiro para 39.040 em maio deste ano, totalizando 145.622 pedidos no período. O aumento ainda é maior quando comparado 2022 com 2021, onde ocorreu o aumento de 27,9%. Os pedidos de documentos passaram de 70.122 em 2020 para 120.081 em 2021, entre os períodos de janeiro a maio. Já em 2022, os números seguiram crescendo e foram registradas 153.642 solicitações.

Criada em 2015 e administrada pela Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT), a CEI reúne mais de 240 Cartórios de Mato Grosso e oferece aos usuários a mesma segurança jurídica que os atos praticados presencialmente nas unidades. Além disso, o cidadão não precisa mais se deslocar para obter documentos e nem fazer uso da contratação de despachantes, que acabavam por encarecer o serviço com taxas extras.

“Após o período da pandemia tivemos que agilizar a adaptação à tecnologia dentro dos cartórios. A Anoreg/MT criou a CEI em 2015, quando já oferecíamos alguns atos online, mas com a pandemia vimos a possibilidade de disponibilizar todos os serviços pela plataforma e conseguimos isso”, disse a presidente da Anoreg/MT, Velenice Dias.

“A CEI recepciona e disponibiliza todos os documentos em um único lugar, tudo de forma online, garantindo ao usuário conforto e economia de tempo, para que ele possa fazer tudo de casa ou de qualquer local que esteja sem precisar ir ao cartório”, completou.

COMO UTILIZAR A CEI

Para utilizar a plataforma, o usuário deve se cadastrar no site, cei-anoregmt.com.br, ou no aplicativo, sistema.cei-anoregmt.com.br, e validar o cadastro por e-mail. Em seguida, é necessária a compra de créditos para serem utilizados na aquisição das certidões, que pode ser feito por meio de boleto, sendo o valor mínimo de R$ 10.

Após a compensação, é liberada a consulta, que pode ser feita por CNPJ/CPF ou pelo nome da pessoa, seja ela física ou jurídica. Por questões de segurança e de sigilo, nem todos os documentos estão disponíveis para consulta.

SOBRE A ANOREG/MT

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT) congrega os 261 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.

Fonte: HiperNotícia.

 



Compartilhe