Em 20/02/2019

Anoreg/CE: Central de Registro Imobiliário do Ceará (Cerice) inicia treinamentos


Miguel Jefferson e Helena Borges em treinamento da CERICE


Com expectativa para começar a funcionar para o público externo em março, a Central de Registro Imobiliário do Ceará (Cerice) já iniciou seus treinamentos para a integração dos cartórios ao Sistema. No último sábado, dia 16 de março, com lotação esgotada, mais de 120 pessoas estiveram no auditório da sede das entidades de classe (Rua Walter Bezerra Sá, 55 – Dionísio Torres) para um treinamento voltado aos cartórios do interior.
 
Antes, os cartórios da capital e da região metropolitana já tinham passado por esse processo de familiaridade com o sistema. Devido a grande procura, será realizado outro treinamento para os cartórios do interior na sede das entidades, dia 9 de março. Há também uma previsão de que no final de março ocorra outro treinamento destinado ao interior, dessa vez em um evento em Sobral.
 
Após a edição do Provimento nº 03/CGJCE/2019, que instituiu a Cerice, Helena Borges, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), afirma que o esforço agora é de fazer a integração no Sistema. “A Central é uma luta antiga, estamos muito felizes em começar o ano com essa conquista. Com a CERICE já instituída, nosso foco é trabalhar para que os colegas da especialidade de Registro Imobiliário tirem suas dúvidas, façam a integração com a Central e logo em breve estaremos disponibilizando os nossos serviços para a população”, afirma Helena.
 
Facilidade de acesso aos Cartórios
Para Cláudia Cavalcante, do Ofício Único de Quiterianópolis, a Central vai facilitar a vida das pessoas que tenham imóveis em todo o Ceará pela possibilidade de requerer os serviços pela internet. Cláudia também fala sobre a melhoria na rotatividade financeira dos cartórios, inclusive do interior. Ela aponta as demandas: “Minha cidade é pequena e muitas pessoas moram em cidades maiores mas têm imóveis lá, com isso elas precisam solicitar documentação para inventários, operações em bancos etc. Isso vai ser facilitado com a Central”, fala ao lembrar que a Cerice amplia o acesso aos cartórios.
 
A posição de Dóia Ferreira, do 3o. Ofício de Acopiara, é também a de salientar a facilidade que a Central representa. “A expectativa é muito boa porque há facilidade para o usuário não só do município ou da capital mas do país vai ter em solicitar a documentação de registro do imóvel como também diversas certidões, buscas etc.”, afirma ao esclarecer que a Central também vai implicar em um passo para a modernização dos cartórios que naturalmente vão diminuir seu acervo em papel.
 
Foco na integração
Miguel Jefferson, responsável técnico pela Cerice, lembra que antes mesmo da reunião do dia 16, outros dois encontros já tinham ocorrido com cartórios da capital e região metropolitana. Foi uma etapa de tira dúvidas, conversa sobre algumas adequações. O treinamento com o interior dá segmento a essa etapa interna de integração ao sistema.
 
O esforço da Anoreg-CE agora é responder todos os questionamentos, estar a disposição para que os cartórios entrem no sistema, o que é tecnicamente chamado de integração. A partir de então, os outros passos para o uso pleno do sistema, digitalização de documentos e outras rotinas podem ser feitos.
 
Helena Borges reafirma a importância dessa etapa de ingresso no Sistema: “Só após a integração dos cartórios, quando os mesmos já estiverem atuando dentro da plataforma da CERICE e conhecerem bem o ambiente, é que será possível os registradores tirarem todas as suas dúvidas. Isso nos ajuda a também mais rapidamente disponibilizar os serviços da Central para a população. Estamos focados nesse apoio aos cartórios para garantir a integração de todos no sistema da Cerice”.
 
Um manual técnico para integração entre o sistema interno do cartório e a Central está sendo preparado pela equipe técnica da Cerice. A expectativa é que ele seja divulgado no final de fevereiro
 
Fonte: Anoreg/CE 
 


Compartilhe

  • Tags