Em 21/11/2014

O registro eletrônico - prazos e limites da efetiva implementação


Presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, debateu o tema, no XVI Congresso da Anoreg-BR


O XVI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, promovido pela Anoreg-BR e pela regional do Rio Grande do Sul (Anoreg-RS), incluiu em sua em sua programação o painel “O Registro eletrônico - prazos e limites da efetiva implementação (interligação das Centrais Notariais e de Registro)", na manhã do dia 19/11.

O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, foi convidado para discutir as atualidades do tema junto com os demais presidentes dos institutos membros da Anoreg-BR: Ubiratan Guimarães (CNB), Ricardo Leão (ARPEN/BR), Paulo Rêgo (IRTDPJBR), Leo Barros Almada (IEPTB) e Julio Macedônio (REDIT).

Ricardo Coelho discorreu sobre a importância e a urgência de todos os cartórios de Registro de Imóveis operarem de forma eletrônica e integrada, por meio de centrais criadas em âmbito estadual ou nacional. Ele destacou a participação do IRIB e da Anoreg-BR no projeto Sinter, que visa implantar o registro eletrônico no país. A iniciativa é do governo federal, coordenada pela Receita Federal do Brasil.

Titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS e vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, apresentou, no dia 17/11, sobre “Registros Públicos e o Princípio da Segurança Jurídica: Implicações Urbanística, Ambiental e Fundiária”. A mesa contou com a participação de outros palestrantes: Paulo Habith (TJPR), Marcelo Guimarães (TJMG), Luiz Guilherme Loureiro (notário/SP). O evento encerra hoje (20/11), em Gramado/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 20.11.2014



Compartilhe