Em 22/09/2014

Presidente do IRIB abre Seminário de Direito Imobiliário, em Curitiba


Promovido pela OAB Paraná, o evento será realizado nos dias 24 e 25/9


O presidente do Instituto do Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Ricardo Coelho, abre, nesta quarta-feira (24), o II Seminário de Direito Imobiliário, promovido pela Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná, com o objetivo de esclarecer novidades e questões relevantes ao registro de imóveis. O evento prossegue até quinta-feira (25), na sede da Seccional, na Rua Brasilino Moura, 253, Bairro Ahú, em Curitiba.

O presidente da Comissão da OAB, Giuliano Gobbo, explica que a programação prevê debates sobre as principais questões da área, como plano diretor, dúvidas mais frequentes no momento de fechar um contrato, ações do Ministério Público do Trabalho (MPT) referentes à terceirização, além do registro eletrônico, que está em fase de implantação em todo país.

“Acreditamos que teremos debates profícuos para o setor neste momento, pois são temas em discussão hoje no país e teremos as autoridades no assunto aqui, como o Ricardo Coelho, presidente do IRIB, que vai falar sobre o registro imobiliário eletrônico, que está começando agora”, exemplificou Gobbo.

O Registro Eletrônico é uma exigência da Lei Federal nº 11.977/2009, que criou o programa Minha Casa, Minha Vida. Na avaliação do presidente do IRIB, Ricardo Coelho, os registradores de imóveis, por meio de suas entidades de representação, participam de iniciativas que visam à implantação de base integrada de dados.

“Estamos empenhados na implantação do registro eletrônico para que os cartórios trabalhem integrados, em centrais compartilhadas, seja em âmbito estadual ou nacional. Dessa forma, continuaremos a prestar serviços com a segurança necessária, porém de forma mais ágil. Assim, o Brasil terá um dos mais eficientes sistemas registrais do mundo ”, afirma Ricardo Coelho. Segundo ele, a tecnologia permite retirar uma certidão de imóvel em questão de minutos, com segurança e transparência.

O II Seminário de Direito Imobiliário vai contar também com participação do presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB do Rio de Janeiro, José Ricardo Pereira Lira; do representante do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDIC), Ricardo Campelo; do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Roberto Portugal Bacellar; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 22.9.2014
 



Compartilhe

  • Tags