BE2428

Compartilhe:


Novos canais agitam o mundo virtual do IRIB


O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil vem diversificando e especializando os meios de informação, investindo em novas tecnologias e criando novos canais de diálogo e informação com os associados, contribuindo para consolidar uma verdadeira comunidade de estudiosos de Direito registral em nosso país.

O objetivo perseguido pelo Instituto é aproximar ainda mais os registradores brasileiros, aproveitando as potencialidades da Internet para proporcionar meios para intercâmbio e diálogo.

Temos a satisfação de anunciar a criação de mais um canal de informação, ao mesmo tempo em que divulgamos os serviços específicos que o Irib já vem prestando.

Caro leitor: aproveite ao máximo as facilidades que as redes proporcionam!
 
Orkut: O Irib também tem sua comunidade
 
 
Divulgado no BE 2392, de 17/4/2006, a comunidade do Irib no Orkut cresceu e hoje alcança a marca de 103 internautas que travam diariamente debates técnicos e tiram as dúvidas num processo muito rico de troca de informações e opinião.

Segundo Sérgio Jacomino, presidente do Irib, o Orkut pode ser considerado opinga-fogo da modernidade, uma vez que amplifica os meios de informação e anula personalismos ao introduzir o conceito de compartilhamento e troca de informações entre os próprios atores envolvidos nos processos de registro. “É curioso verificar como as dúvidas surgem e imediatamente se produzem respostas, num diálogo simplesmente eletrizante! Quem pergunta é o mesmo que responde, logo a seguir, e assim se constrói a teia de compartilhamento que forma uma verdadeira cultura comunitária”, completou.

Onde estamos no Orkut? Como faço para entrar?

Temos uma comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11825108

Para ingressar no ambiente do Orkut, é necessário ser apresentado por qualquer membro. Procure um amigo que lhe possa encaminhar um convite e integre essa interessante comunidade de relacionamento.

Encontramo-nos por lá!

Info IRIB

Uma importante vertente do Irib é a informática. Temos especial interesse no desenvolvimento de um sistema para registro de imóveis harmônico e, para alcançar esse objetivo, é fundamental um diálogo com prestadores de serviço desoftware para registros e notas.

O Irib tem se ocupado da padronização de procedimentos – seja no respeitante à técnica registral, seja na área de informatização. É condição de sobrevivência em meios eletrônicos.

Para conduzir e sustentar uma discussão técnica com esses importantes parceiros, o Irib criou oe-group Info IRIB, para que as empresas que atuam no mercado – além de registradores e notários interessados – possam intercambiar idéias e informações ao mesmo tempo em que o Irib divulga seus projetos para a área de informatização, certificação e tecnologia.

Se você é prestador de serviços de informática para cartórios ou tem interesse na área de tecnologia de informação, acesse o site http://br.groups.yahoo.com/group/InfoIrib/ e inscreva-se no e-group.

O Blogue Registral está no ar

A bloguesfera é hoje um ambiente Net muito valorizado para veiculação de idéias e opiniões. Você pode ler notas críticas, escritas por profissionais reconhecidos e, o que é melhor, pode interferir, postando sua opinião, interagindo com os colaboradores e com os que administram o blogue.

O Irib, em parceira com juristas portugueses, criou o seu blog – http://registral.blogspot.com que conta com os seguintes membros:

Alexandre Clápis (PUCSP, conselheiro editorial do Irib)
Eduardo Oliveira (Irib)
Eduardo P. Ribeiro de Souza (Diretor do Irib)
Leonardo Brandelli (USP, conselheiro do Irib)
Madalena Teixeira (Registradora e professora da Universidade de Coimbra)
Marcelo Salaroli (Unesp, diretor do Irib)
Marco Antonio Greco Bortz (tabelião em SP)
Mônica Jardim (Cenor – Universidade de Coimbra)
Sandra Pinto (IJI – Instituto Jurídico Interdisciplinar da Universidade do Porto)
Sérgio Jacomino (Unesp, presidente do Irib)

Para acessar, clique aqui e aproveite!

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, seção de São Paulo, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil, seção de São Paulo, com o apoio da Egrégia Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo, reuniram esforços para promover e realizar seminários de Direito Notarial e Registral no Estado de São Paulo, visando o aperfeiçoamento técnico de notários e registradores e a reciclagem de prepostos e profissionais que atuam na área.

Os objetivos perseguidos pelas entidades representativas de notários e registradores bandeirantes são o aperfeiçoamento dos serviços, harmonização de procedimentos, buscando uma regulação uniforme nas atividades notariais e registrais.

Além de seminários, simpósios, cursos e palestras presenciais, o Irib estará consolidando uma biblioteca de temas básicos sobre registro de imóveis. Para ter acesso aos documentos e às informações relacionadas com esse projeto, acesse: www.educartorio.com.br.

TV IRIB

O Irib realizou uma série excelente de entrevistas para o programaCartório parceiro amigo, exibido pela TV Justiça, sobre um dos temas do Direito registral imobiliário mais discutidos atualmente, a regularização fundiária.

Para divulgar esses programas e outras gravações de interesse dos seus associados, como a videoconferência do curso virtual de Direito registral imobiliário, o Instituto criou a TV Irib, que pode ser acessada nosite http://www.irib.org.br

Confira a programação da TV Irib logo abaixo.
 
 
CURSO VIRTUAL DE DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO
Tema: A relação entre o Direito Urbanístico e o Direito Registral

Videoconferência gravada pelo presidente do Irib Sérgio Jacomino e pelo presidente da Serjus Francisco José Rezende dos Santos. Exibida para os alunos do curso virtual de Direito Registral Imobiliário, a partir do dia 21/03/2006.
Exibição: a partir de 21/03/2006 - Duração: 55:58 min. - assistir
  
PROGRAMA CARTÓRIO PARCEIRO AMIGO
Tema: Regularização Fundiária
A diretora do Irib Patrícia Ferraz entrevistaMário Mantovani, diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica.
Exibição: 04/09/2005 - Duração: 26:20 min. - assistir

PROGRAMA CARTÓRIO PARCEIRO AMIGO
Tema: Regularização Fundiária
A diretora do Irib Patrícia Ferraz entrevistaErmínia Maricato, mestra e doutora pela USP; consultora para assuntos de políticas urbana e habitacional de prefeituras municipais e governos do México, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia e Santo André.
Exibição: 28/08/2005 - Duração: 25:44 min. - assistir

PROGRAMA CARTÓRIO PARCEIRO AMIGO
Tema: Regularização Fundiária
A diretora do Irib Patrícia Ferraz entrevista o deputado estadualMário Reali (PT-SP), arquiteto, urbanista e um dos autores de projeto de emenda constitucional que pretende alterar a Constituição do estado de São Paulo para dinamizar os processos de regularização fundiária.
Exibição: 21/08/2005 - Duração: 25:29 min. - assistir

PROGRAMA CARTÓRIO PARCEIRO AMIGO
Tema: Regularização Fundiária
A diretora do Irib Patrícia Ferraz entrevista o doutorVenicio de Paula Salles, juiz corregedor dos cartórios de registro de imóveis da capital de São Paulo, titular da Primeira Vara de Registros Públicos, que tem desempenhado importante papel na regularização fundiária da cidade.
Exibição: 14/08/2005 - Duração: 25:30 min. - assistir

PROGRAMA CARTÓRIO PARCEIRO AMIGO
Tema: Regularização Fundiária
A diretora do Irib Patrícia Ferraz entrevistaJosemundo Dario Queiroz, secretário da Habitação de Diadema. Em 2005, assumiu a Secretaria de Habitação do Município, que hoje é responsável por todos os projetos de regularização fundiária de Diadema.
Exibição: 07/08/2005 - Duração: 25:32 min. - assistir

PROGRAMA CARTÓRIO PARCEIRO AMIGO
Tema: Regularização Fundiária
A diretora do Irib Patrícia Ferraz entrevista o deputado federalJúlio Lopes (PP/RJ), que exerce a presidência da comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
Exibição: 31/07/2005 - Duração: 25:40 min. - assistir

PROGRAMA CARTÓRIO PARCEIRO AMIGO
Tema: Regularização Fundiária
A diretora do Irib Patrícia Ferraz entrevista a advogadaEvangelina de Almeida Pinho, advogada, especialista em Direito urbanístico, gerente regional do patrimônio do estado de São Paulo. Foi diretora do Resolo, entre 2001 e 2004, e hoje é gerente regional da SPU.
Exibição: 24/07/2005 - Duração: 25:42 min. - assistir
 
Clique aqui para acessar toda a programação da TV Irib.

Rádio IRIB

Ao longo dos últimos anos o Irib realizou e participou de congressos, cursos e palestras, concedeu entrevistas, ministrou aulas, enfim, produziu um acervo de informações que foram veiculadas nos meios de comunicação tradicionais do Instituto – revistas, periódicos, boletins eletrônicos, etc.

A rádio Irib foi criada para divulgar também as gravações originais e integrais desses eventos.

Os arquivos estão disponibilizados no formato MP3 e podem ser executados pelos seguintes programas.

winamp

zinf.org

media player

Confira a programação da Rádio Irib logo abaixo.

1. CINDER 2005
 
 
Abertura

Uma Visão Econômica da importância do Direito à Propriedade
Prof. Lee Alston - Estados Unidos

Importância Econômica das Garantias e de um Modelo Registral Eficiente
Álvaro Delgado Scheelje - Perú

A Integração do Mercado Imobiliário e o Mercado de Capitais Bovespa & CBLC
Romeu Pasquantonio - Brasil

A Função Econômica e Social Diante do Fenômeno da Despatrimonialização do Direito Civil
Leonardo Brandelli - Brasil

Garantias Imobiliárias
Grace Cristine F. Rocha - Brasil - SANTANDER

O Registro da Hipoteca na Lituânia
Valentinas Racys - Lituânia

Estado de Direito e Seguridade Jurídica – Fatores de Desenvolvimento
Raúl Castellano y Martínez Baéz – México

A Administração Local e o Urbanismo. Dos Modelos de Gestão
Fernando Acedo-Rico Henning - Espanha

A Regularização da Propriedade Urbana e seu Impacto Econômico
Marco Antonio Quiroz López - México - CONAFOVI

Cinder 2005
Jorge Hector Alterine

Tendências Recentes do Direito Registral no Japão
Prof. Masato Ninomiya - Japão

A Segurança Jurídica Gerada pela Publicidade Registral em Portugal e os Credores que Obtêm um Registro de uma Penhora, de um Arresto ou de uma Hipoteca Judicial
Mônica Jardim - Portugal

O Registro Eletrônico
Javier de Angulo Rodríguez - Espanha

O Crédito Imobiliário em Porto Rico e a Segurança Jurídica como Fator de Desenvolvimento
Madeleine Velasco Alvarado - Porto Rico

A Unificação da Normativa sobre Empréstimos Hipotecários na União Européia
Javier Gómez Gálligo - Espanha

Organização da Segurança Jurídica nas Transações Privadas e o Mercado Hipotecário
Prof. Zeng Jia - China

Crédito Imobiliário no Brasil
Carlos Eduardo Duarte Fleury - Brasil - ABECIP

Garantias Reais e Meios Eletrônicos
Antonio José Vilches Trassierra - Espanha

O Sistema Cooperativo. Um Instrumento Hábil para a Regularização da Propriedade nos Assentamentos Irregulares
Magalí Maudad Seba - Uruguai

A Matrícula em Portugal
Maria José Silva - Portugal

Assentamentos Informais.
Direito à Habitação e Moradia - Projeto More Legal
João Pedro Lamana Paiva - Brasil

Registro da Propriedade e a Regularização da Propriedade Urbana
Rafael Arnaiz Ramos - Espanha

Cinder 2005
Win Louwman - Holanda

Cinder 2005
David Sharp

Palestra 3
Salão Aventino

Palestra 6
Parte 1
Parte 2

Atuação e Experiência do MPSP
Rosangela Staurengui - Brasil

Palestra 8
Salão Aventino

Mesa Redonda sobre Regulamentação Territorial e Registro de Imóveis da União
Alexandra Reschke - Brasil

A Simplificação da Criação de Empresas
Conferência – Prof. Benito Arruñada - Espanha

Debate sobre o Tema I e II
Parte 1
Parte 2

Debate sobre o Tema II
Parte 1
Parte 2

Curso de Retificação de Registro e Georreferenciamento
Prof. Eduardo Augusto
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

2. Cursos
 
 
Curso de Extensão Universitária de Direito Notarial, Registral e Imobiliário
Universidade Anhembi Morumbi
 
O Estatuto da Cidade e o Registro de Imóveis - Novos Instrumentos Jurídicos
Dr. Edésio Fernandes - 07/05/2004

Concessão Especial de Uso Para Fins de Moradia na Cidade de São Paulo Aspectos práticos e Registrários.
Dr. José de Melo e Dra. Márcia Hallage e Gisele Mori - 08/05/2004

Retificações de Área e de Registro - Por um Novo Paradigma
Dra. Tânia Ahualli

Parcelamento do Solo Urbano I - Aspectos Teóricos.
Dr. Kioitsi Chicuta 15/05/2004

A Reforma da Lei 6766/79. Regularização Fundiária.
Dr. Gabriel Blanco 15/05/2004

Parcelamento do Solo Urbano II - Aspectos Práticos.
Dr. João Baptista Galhardo - 21/05/2004

Meio Ambiente e Registro de Imóveis.
Dr. José Carlos de Freitas - 22/05/2004

Princípios de Direito Registral e Imobiliário A.
Dr. Ricardo Dip - 28/05/2004

Princípios de Direito Registral e Imobiliário B.
Dr. Ricardo Dip - 28/05/2004

Securitização e Recebíveis Imobiliários, Fundos Imobiliários
Dr. Alexandre Assolini Mota - 29/05/2004

Direito Sucessório à Luz do Novo Código Civil
Dr. Euclides de Oliveira - 04/06/2004

Negócio Fiduciário. Patrimônio de Afetação
Dr. Melhim Namem Chalub - 05/06/2004

Direito Notarial e o Registro de Imóveis
Dr. Narciso Orlandi

A Função Social do Tabelião de Protesto
Dr. Maurício Gabriele

Aspectos Atuais do Protesto
Dr. José Carlos Alves

Bens de Domínio Público e Registro de Imóveis
Dr. Venício Antonio de Paula Salles

Incorporação Imobiliária e Condomínio Edilicio no Novo Código Civil
Dr. Marcelo Terra

Alienação Fiduciária e Financiamento Imobiliário
Dr. Carlos Eduardo Duarte Fleury

Procedimento de Dúvida no Registro de Imóveis; A Independência Jurídica do Registrador; Usucapião Coletivo e Estatuto da Cidade
Dr. Francisco Eduardo Loureiro

3. Encontros

19º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis - GEOARARAQUARA - 09 a 11 de julho de 2004
Especialidade Objetiva - um princípio registral em questão
Dr. Eduardo Augusto - Oficial de Registro de Imóeis de Conchas-SP

4. Entrevistas

Wilson Ruggiero - Presidente da Scopus Tecnologia
Programa Projeto Brasil - TV Cultura - Apresentador: Luís Nassif - 20/04/2005

Dr. Sérgio Jacomino presidente do Irib
Programa Projeto Brasil - TV Cultura - Apresentador: Luís Nassif - 20/04/2005

Georreferenciamento - Dr. Fábio Marsiglio, registrador de Piedade-SP
Programa Campo Legal - Canal Rural - 28/11/2004

Maceió 2004 - Dra. Ermínia Maricato
Programa Bom Dia Alagoas - 25/10/2004

Presidente do Irib Sérgio Jacomino e a diretora do CENor (Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) Mônica Jardim, sobre o convênio entre as duas entidades e um bate-bola sobre o panorama geral e comparativo do registro de imóveis no Brasil e em Portugal.
Programa Notícias da Manhã - Rádio Difusora de Alagoas AM - 20/10/2004

Presidente do Irib Sérgio Jacomino e com o advogado Mellhim Namem Chalhub
Programa Notícias da Manhã - Rádio Difusora de Alagoas AM - 18/10/2004

Advogado Melhim Namem Chalhub, sobre a Lei do Patrimônio de Afetação
Programa Jornal de Notícias - Rádio Difusora de Alagoas AM - 18/10/2004

Dr. Sérgio Jacomino - Araraquara-SP
Programa EPTV Globo - 09/07/2004

Dr. Paulo Rêgo no Programa Simplesmente Mulher
TV Salvador - BA - 05/12/2003
 
Clique aqui para acessar toda a programação da Rádio Irib.



Últimos boletins



Ver todas as edições