BE4269

Compartilhe:


BE4269 - ANO XIII - São Paulo, 13 de junho de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
Evento será realizado em comemoração aos 40 anos da edição da Lei de Registros Públicos

Foz do Iguaçu/PR vai receber o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, principal evento nacional dirigido à classe registral imobiliária. Promovido pelo IRIB, com o apoio da Anoreg/BR e da Anoreg/PR, o Encontro será realizado de 23 a 27 de setembro e terá como tema central os 40 anos da edição da Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973).

O Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort será a sede evento. O hotel, com uma área total de 165m², fica próximo das Cataratas do Iguaçu - uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza - e oferece completa infraestrutura para lazer e negócios.

O hotel oferece tarifas especiais para os congressistas. Para garantir a sua reserva, entre em contato pelo email [email protected]. É importante mencionar o código IRIB-Nacional 2013.

Em breve, inscrições abertas no portal IRIB.

Hospedagem

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 13.06.2013
 

Encontros IRIB ampliam espaço para interação com a plateia
Perguntas dos participantes têm respostas imediatas, no Pinga-Fogo, programado para o dia 29/6

Os Encontros IRIB, em 2013, contam um diferencial: espaço maior para a participação da plateia, com horários destinados a debates ao final de cada palestra. Inaugurada em Salvador/BA, no 32º Encontro, a nova sistemática se mantém em Ribeirão Preto/SP, que receberá o próximo Regional do IRIB, nos dia 27, 28 e 29 de junho, no Araucária Plaza Hotel.

Os congressistas contam, ainda, com a tradicional sessão de perguntas e respostas dos Encontros, o Pinga-Fogo, programado para a manhã de sábado, dia 29. O painel é coordenado pelo secretário-geral do IRIB e registrador de imóveis em Araucária/PR, José Augusto Alves Pinto, com a colaboração de Sérgio Busso, registrador de imóveis em Bragança Paulista/SP e 1º tesoureiro do IRIB, e de Luiz Egon Richter, registrador de imóveis em Lajeado/RS e diretor Legislativo do Instituto.

Em Ribeirão Preto, o Pinga-Fogo contará também com dois convidados: Ademar Fioranelli, registrador de imóveis em São Paulo/SP e membro do Conselho de Ética do IRIB, e João Baptista Galhardo, registrador de imóveis em Araraquara/SP e membro da equipe de revisores da Consultoria do IRIB.

O 33º Regional é uma realização do IRIB, com apoio da Anoreg-BR, Anoreg-SP e Arisp.

Palestrantes e convidados

Programação

Inscrições

Hospedagem

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 13.06.2013
 

3ª Edição das Jornadas Institucionais Anoreg/SP
Presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, participa da abertura do evento nesta quinta-feira

A Anoreg/SP realiza hoje a abertura da 3º Edição das Jornadas Institucionais, com a presença do corregedor-geral de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini. Este ano o evento reúne registradores, notários, juristas e convidados em uma programação com grandes temas. O registro eletrônico, por exemplo, será abordado em palestra do espanhol Fernando Méndez González.

O IRIB apoia o evento e o presidente, Ricardo Basto da Costa Coelho, participa da cerimônia de abertura. Na oportunidade serão lançados dois importantes projetos: Portal Cartório SP e o II Prêmio Anoreg/SP de Jornalismo.

O novo portal objetiva facilitar o acesso às informações sobre os atos de cada especialidade dos cartórios. Vai permitir a solicitação eletrônica de certidões, o encaminhamento de títulos para registro, buscas, visualização da matrícula de um imóvel, entre outros serviços. Já o Prêmio de Jornalismo incentiva a divulgação das atividades notariais e de registro, contemplando duas categorias: mídia impressa (jornais e revistas) e mídia eletrônica (rádio, TV e internet).

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 13.06.2013
 

STJ: Usucapião – imóvel rural. Georreferenciamento – exigibilidade. Especialidade.
Nas ações judiciais envolvendo imóveis rurais, cabe às partes a apresentação de memorial descritivo georreferenciado.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou, através de sua Terceira Turma, o Recurso Especial nº 1.123.850-RS, onde se decidiu que, na ação que versa sobre imóvel rural, cabe à parte informar com precisão os dados individualizadores do bem, mediante a apresentação de memorial descritivo que contenha as coordenadas dos vértices definidores de seus limites georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, de acordo com o art. 225, caput e § 3º da Lei de Registros Públicos. O acórdão teve como Relatora a Ministra Nancy Andrighi e foi julgado provido por unanimidade.

No caso em tela, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS) interpôs recurso especial em face de decisão proferida em ação de usucapião de imóvel rural, onde o juízo a quo indeferiu o pedido de apresentação de memorial descritivo georreferenciado do imóvel. O MP/RS alegou, em suas razões, violação do art. 225, § 3º da Lei de Registros Públicos e sustentou que os limites e confrontações de imóveis rurais devem ser, obrigatoriamente, aferidos mediante estudo georreferenciado assinado por profissional habilitado, com anotação de responsabilidade técnica e atestado pelo Incra.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB
 

ITCMD – recolhimento – fiscalização.
Questão esclarece acerca da fiscalização do recolhimento do ITCMD, por parte do Oficial Registrador.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta acerca da fiscalização do recolhimento do ITCMD, por parte do Oficial Registrador. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou acerca do assunto:

Pergunta: O Oficial Registrador tem de verificar a alíquota do imposto “causa mortis” (ITCMD) e exigir a complementação do imposto, caso a alíquota aplicada esteja a menor?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições