BE4263

Compartilhe:


BE4263 - ANO XIII - São Paulo, 21 de maio de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
33° Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis
Conheça os temas que serão abordados em Ribeirão Preto/SP

Ribeirão Preto/SP receberá o 33º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, no período de 27 a 29 de junho. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas, exclusivamente, por meio do portal IRIB.

O 33º Encontro vai tratar dos seguintes temas: Regularização Imobiliária Nacional (Proposta ao Conselho Nacional de Justiça); Regularização Fundiária (Provimento CG/SP nº 18/2012); Registro Eletrônico (Provimentos CG/SP nº 11/2013 e CG/SP nº42/2012); Serviço de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) e a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registradores de Imóveis. Na manhã de sábado, ocorrerá o tradicional Pinga-Fogo.

O evento é uma realização do IRIB, com apoio da Anoreg-BR, Anoreg-SP e da Arisp. O Araucária Plaza Hotel oferece tarifas especiais para os participantes.

Inscreva-se

Hospedagem

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 21.05.2013
 

Ação cooperada visa capacitar os serviços registrais e notariais da Bahia
IRIB e Anoreg-BR atuam em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado e com o Poder Judiciário

A classe notarial e registral – por meio do IRIB e da Anoreg-BR - está mobilizada em ação conjunta que objetiva preservar e reconstituir o acervo dos serviços extrajudiciais da Bahia, além de capacitar os novos delegatários dos cartórios. Desde março, as instituições estão colaborando em um projeto pioneiro que envolve também representantes do Governo do Estado e do Judiciário.

A participação das entidades de representação da classe notarial e registral será detalhada em Termo de Cooperação Técnica a ser assinado por todos os atores envolvidos. O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, está sensível à situação dos cartórios baianos, especialmente ao que tange à capacitação dos novos delegatários e dos funcionários que atuam nas serventias. “Estamos à disposição dos Poderes Executivo e Judiciário para ajudar no que for necessário. Já realizamos cursos de qualificação e voltaremos ao Estado outras vezes para que os serviços sejam executados de forma eficiente, em benefício da população”, afirma

A primeira reunião de trabalho ocorreu por ocasião do 32º Encontro Regional de Oficiais de Registro de Imóveis ocorrido em Salvador/BA, na sede da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia. Segundo a procuradora Cristiane Guimarães, da Procuradoria Especializada Fiscal - Profis, "a possibilidade de atuação cooperada entre órgãos do Estado, IRIB e Anoreg ganha impulso pela autorização legislativa de aporte de recursos ao Fundo de Aparelhamento do Judiciário – FAJ, oriundos da recuperação da divida ativa tributária”. A expectativa é de que o Termo de Cooperação Técnica seja assinado no mês de junho.

Restauração de livros históricos

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações do TJBA
Em 21.05.2013
 

Comissão do Pensamento Registral Imobiliário reúne-se em Itupeva/SP
Integrantes da CPRI/IRIB discutiram assuntos de interesse da classe registral

No seu segundo encontro em 2013, a Comissão do Pensamento Registral Imobiliário e de Assuntos Legislativos do IRIB (CPRI/IRIB) reuniu-se em Itupeva/SP, no dia 18/5, sábado. Entre diversos assuntos em pauta, foram discutidos projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, tais como o relatório ao novo Código de Processo Civil, de autoria do deputado Paulo Teixeira.

Outro importante assunto abordado foi a proposta de projeto visando à regularização fundiária em nível nacional, baseada em experiências nos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Tal tema faz parte do temário do 33º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, que será realizado em Ribeirão Preto/SP, no mês de junho.

A CPRI/IRIB também reuniu, a título de sugestão, assuntos a serem incluídos na programação do XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil: condomínios de lotes, condomínios multiuso, regularização fundiária, registro eletrônico, fundamentalidade do sistema de registro imobiliário, central de serviços compartilhados, boas práticas de gestão das serventias e técnicas de comunicação social.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 21.05.2013
 

IV Fórum Internacional de Cooperação Jurídica, Notarial e de Registro
Presidente do IRIB participará do evento, que será realizado no dia 23/5, em Foz do Iguaçu/PR

Em uma iniciativa da Escola Nacional de Direito Notarial e de Registro (ENNOR), será promovido o Fórum Internacional de Cooperação Jurídica, Notarial e de Registro, no dia 23/5, em Foz do Iguaçu/PR, com o apoio da Anoreg-BR.

O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, estará presente no evento e presidirá a mesa “A problematização na democratização de terras públicas e terras devolutas”. A registradora de imóveis em Poxoréu/MT e presidente da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin, e o registrador substituto em Brasília/DF e coordenador da ENNOR, João Pedro Câmara, participarão do painel.

Leia mais

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 21.05.2013
 

TJRS: Cooperativa – transmissão de imóvel – título hábil.
O registro dos atos modificativos de cooperativa na Junta Comercial é suficiente para a transferência de patrimônio perante o Registro Imobiliário.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) julgou, por meio de sua Décima Sétima Câmara Cível a Apelação Cível nº 70052626025, onde se decidiu pelo registro da transmissão de imóvel de propriedade de cooperativa sem a necessidade de escritura pública, na medida em que o registro dos atos modificativos da cooperativa na Junta Comercial satisfazem o requisito para a transferência patrimonial, pois conferem validade e autenticidade ao ato. O acórdão teve como Relatora a Desembargadora Elaine Harzheim Macedo e foi julgado provido por unanimidade.

No caso em tela, o Oficial Registrador recusou o ingresso do título por entender que seria necessária a escritura pública para a transmissão do imóvel da cooperativa, entendimento compartilhado pelo juízo a quo. Em suas razões, a apelante, inconformada com a sentença proferida, interpôs recurso sustentando que as cooperativas são equiparadas às sociedades mercantis e, desta forma, o ato de incorporação arquivado na Junta Comercial é suficiente à transferência de bens perante o Registro Imobiliário. Além disso, alegou ser impossível a outorga da escritura pública aventada, tendo em vista que a cooperativa incorporada não existe há mais de dezesseis anos.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB
 

Compra e venda entre cônjuges. Regime matrimonial – separação obrigatória de bens.
Questão esclarece dúvida acerca de compra e venda celebrada entre cônjuges casados pelo regime da separação obrigatória de bens.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, traz consulta sobre a possibilidade de ocorrer uma compra e venda celebrada entre cônjuges casados pelo regime da separação obrigatória de bens. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou:

Pergunta: Uma mulher solteira adquiriu um imóvel e está, atualmente, casada sob o regime da separação obrigatória de bens. Pretende vender este imóvel ao seu marido. É possível a celebração desta compra e venda?

Veja a resposta

Seleção: Boletim Eletrônico
Fonte: Base de dados do IRIB Responde

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições