BE4204

Compartilhe:


BE4204 - ANO XIII - São Paulo, 27 de setembro de 2012 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
 
Cadernos IRIB: confira quais serão os próximos lançamentos
Coleção de cartilhas aborda importantes temas da prática registral imobiliária

O IRIB prepara-se para lançar novos volumes da Coleção Cadernos IRIB, que já estão em produção. Em breve, os associados ao Instituto receberão as obras, via Correios, e poderão acessá-las na área restrita do portal IRIB. A coordenação editorial é de Maria do Carmo de Rezende Campos Couto, Francisco José Rezende dos Santos e Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza.

O primeiro título da série de cartilhas "Compra e Venda" -, de autoria de Maria do Carmo de Rezende Campos Couto, vice-presidente do Instituto para o Estado de São Paulo e registradora em Atibaia/SP terá uma segunda tiragem e sua versão eletrônica está disponível na área de Publicações, mediante apresentação de login e senha.

O IRIB conta com o auxílio de um grupo de grandes especialistas que aceitaram o convite para produzir os novos volumes da coleção. Confira, a seguir, a sinopse dos próximos lançamentos:
 

O Direito de Superfície – De autoria do vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio de Janeiro e registrador em Volta Redonda/RJ, Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho, a obra aborda a definição do direito de superfície, o conflito aparente de normas, o alcance prático do instituto, o objeto do direito superficiário, o Direito de superfície de segundo grau e direito de elevação, a utilização do subsolo, entre outros aspectos.
 

O autor também assina outro volume da série – "A Dúvida Registraria" -, que tratará da natureza jurídica da dúvida; legitimidade para requerer a suscitação; dúvida inversa; cabimento de mandado de segurança contra ato do oficial que qualifica o título; não cabimento de tutela antecipada; competência de juízo em caso de interesse da união; dúvida decorrente de ordem judicial; atos que desafiam o procedimento de dúvida, entre outros temas.
 


Regularização Fundiária de Interesse Social – Assinada pelo vice-presidente do IRIB para o Estado do Rio Grande do Sul e registrador em Porto Alegre/RS, João Pedro Lamana Paiva, a obra aborda aspectos inerentes dessa modalidade de regularização fundiária, tais como: forma do título, procedimento, regularização da edificação e emolumentos.
 


Enfiteuse, Aforamento ou Emprazamento – De autoria do registrador em CaboFrio/RJ, Valestan Milhomem da Costa, o livro traz aspectos como: natureza jurídica; modalidades; forma de constituição; terrenos de marinha e seus acrescidos; legislação sobre bens imóveis da união; demarcação dos terrenos de marinha; registro da demarcação dos terrenos de marinha; transferência de aforamento de terrenos de marinha; parcelamento de terreno de marinha aforado.
 


Doação, Usufruto e Cláusulas Restritivas - De autoria da co-coordenadora da coleção, Maria do Carmo Rezende, a obra aborda aspectos da doação, como a natureza jurídica, aceitação, pressupostos, requisitos, modalidades, doação inoficiosa, doação de ascendente a descendente, doação entre cônjuges, doação com encargo, cláusula de reversão, direito de acrescer, doação conjuntiva, cláusulas restritivas, instituição de usufruto, revogação.
 


Bem de Família – De autoria de primeiro tesoureiro do IRIB e registrador em Coromandel/MG, Ari Álvares Pires Neto, o livro trata da natureza jurídica do instituto; instituição; dos Requisitos; do objeto; duração da isenção da execução por dívidas; valor do bem de família; possibilidade de extinção do bem de família. A obra traz, ainda, um roteiro prático no registro de imóveis.

 


Retificações de registro - De autoria de Maria Aparecida Bianchin Pacheco, registradora de imóveis em Poxoréu/MT e membro do conselho editorial do IRIB/Boletim Eletrônico, a obra vai abordar: legislação, hipóteses, classificação, formas, modalidades, requisitos, retificação unilatera, bilateral, estrutura e trâmite do procedimento, casos que independem de retificação.
 

As seguintes obras também estão em andamento: "Servidão", de Naila Rezende Khuri; "Operações Societárias (incorporação, cisão, fusão)", de Francisco Rezende; "Carta de Arrematação, de Adjudicação, Alienação por iniciativa particular" e "Carta de Arrematação do Decreto Lei 70/66" por Sérgio Busso; "Incorporação imobiliária", de Adriana Marangoni; "Hipoteca", de Daniela Rosário; "Aquisição de imóvel rural por estrangeiro", de Eduardo Oliveira e "Cédulas de Crédito Imobiliário", de Paola de Castro Ribeiro Macedo.

Leia a cartilha "Compra e Venda"

Planilha de qualificação

Associe-se ao IRIB

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 27.09.2012

Senado aprova Medida Provisória que modifica Código Florestal
O texto que volta à presidente Dilma Rousseff é menos exigente quanto à proteção de florestas

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou a Medida Provisória do Código Florestal (MP 571/2012), na última terça-feira (25). A matéria agora retorna ao Executivo, onde a presidente Dilma Rousseff decide se sancionará o texto, que foi modificado pelos parlamentares, ou se vai vetá-lo, no todo ou em parte. Manifestaram-se contra a medida os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-PA), Roberto Requião (PMDB-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Paulo Davim (PV-RN).

A MP tramitou por quase 80 dias na comissão mista, em meio a polêmica e muita negociação, onde a bancada ruralista tinha maioria de votos, semelhante à correlação de forças existente no Plenário da Câmara. O impasse foi superado quando parlamentares que defendem maior proteção ao meio ambiente cederam para garantir o retorno da proteção a rios não perenes, que havia sido retirada por emenda dos ruralistas.

Leia mais

Fonte: Agência Senado
Em 26.09.2012

PUC Minas: Curso à distância em Direito Registral Imobiliário tem início
no dia 9 de outubro
O curso se destina a estudar os institutos jurídicos que norteiam os serviços de registros públicos

O curso à distância de especialização em Direito Registral Imobiliário da PUC Minas Virtual terá início no dia 9 de outubro. O curso se destina a estudar os institutos jurídicos que norteiam os serviços de registros públicos prestados pelos oficiais de registros de imóveis.

A Teoria Geral do Direito Registral Imobiliário será a primeira matéria do curso, ministrada pelo presidente do IRIB, Francisco Rezende. Serão ministrados, ainda, os seguintes conteúdos: Os Atos e Atribuições do Direito Imobiliário Registral; Direito Ambiental aplicado ao Serviço Registral; Os Instrumentos de Política Urbana e o Uso e Ocupação do Solo Urbano e Rural; Direito Tributário aplicado ao Serviço Registral; Responsabilidade Administrativa, Civil e Penal dos Registradores de Imóveis e seus prepostos; Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Site da PUC Minas

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 27.09.2012

TJRS: Protesto contra alienação de bens – cancelamento – impossibilidade. Ação executiva em andamento.
Averbação de protesto contra alienação de bens deve ser mantida enquanto ainda tramitar ação executiva.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) julgou, através de sua Décima Sétima Câmara Cível, a Apelação Cível nº 70034773820, que decidiu pela impossibilidade de cancelamento de averbação de protesto contra alienação de bens, enquanto ainda tramitar ação executiva contra os executados. O acórdão, improvido por unanimidade, teve como Relator o Desembargador Luiz Renato Alves da Silva.

No caso sob comento, os apelantes solicitaram o cancelamento de averbação de protesto contra alienação de bens, argumentando, em síntese, que tal averbação se deu há mais de onze anos, sem que tenha sido efetuado o registro da penhora, tendo havido, portanto, prescrição.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Francisco José Rezende dos Santos (presidente do IRIB); Ricardo Basto da Costa Coelho (vice-presidente); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (2º secretário) Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); João Carlos Kloster (diretor especial de Implantação do Registro Eletrônico); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB pelo estado do RS); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente do IRIB pelo estado de SP); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (suplente do Conselho Deliberativo); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (registradora em Poxoréu/MT) e Ricardo Gonçalves (registrador de imóveis interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições