BE889

Compartilhe:


Irib recebido em almoço no Secovi-SP


No último dia 30 de setembro passado, na sede do Secovi-SP, às 13h. o Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, foi recebido em almoço pelo anfitrião Cláudio Bernardes, Abelardo, Arnaldo Goldstein, Basílio Chedid Jafet, Carlos Pinto Del Mar, Marcio Jeha Chede, Pedro Augusto Machado Cortez, Sergio Fontes Veloso de Almeida e outros ilustres convivas. Acompanhando o Sr. Presidente do Irib, estiveram presentes os registradores Ademar Fioranelli, Armando Clápis, Alexandre Clápis, Flauzilino A. dos Santos, Francisco Ventura, Joélcio Escobar, Jorge Takeda, além da secretária da Presidência, Juliana Freitas.

Enquanto aguardavam a chegada dos registradores convidados, o Presidente do Irib conversou com os representantes do Secovi, Drs. Cláudio Bernardes, Pró-Reitor da Universidade Secovi e Conselheiro do Secovi,  Carlos Pinto Del Mar, Diretor do Conselho Jurídico, Basílio Jafet, Vice-Presidente de Incorporação Imobiliária, Sérgio Fontes Veloso de Almeida, Diretor do Secovi, Pedro Augusto Machado e Cortez , Diretor do Conselho Jurídico.  

Adiantou um convite para uma reunião em Brasília, que ocorreu no dia 6 de outubro próximo com representantes da CBIC, ABECIP, SINDUSCON, AnoregBR, AnoregSP e IRIB para ouvir a experiência do Sr. Decano-Presidente do Colégio de Registradores de Espanha, D. Fernando Méndez com respeito à segurança jurídica e ao crédito imobilário e a função social e econômica do registro imobiliário. O evento ocorreu no bojo dos trabalhos do III Foro Internacional de Microcréditos, no Blue Tree Park de Brasília, uma iniciativa da organização espanhola Women Together, nos dias 6 a 8 de outubro de 2003, noticiado no Boletim Eletrônico #870, de 10 de outubro.  

Temas de interesse comum  

O Dr. Cláudio Bernardes diz que existem várias questões que precisam ser amplamente discutidas entre os operadores do direito e mercado imobiliário – questões que fazem parte do padrão dos negócios imobiliários: segurança jurídica e a necessidade de se minimizar os custos desse processo. O Sérgio Jacomino comenta que o convênio do IRIB com a ABECIP busca estabelecer justamente uma pauta de discussões de temas de interesse comum, colocando o foco onde pode haver uma concordância de interesses, enfatizando as concordância, que são muito maiores do que as eventuais divergências .

O presidente do Irib informa que o instituto tem 4 audiências públicas instaladas. O objetivo é buscar uma auto-regulação de entidade, tentando alcançar uma norma de boas práticas de registro. O elenco das audiências públicas pode ser consultado no endereço http://www.irib.org.br/salas/indice_audiencias.asp  

Pauta de trabalhos  

Basílio Jafet aproveita para dar as boas vindas a todos os presentes e fala sobre o SECOVI, que tem hoje 40.000 associados no estado. A entidade atua na defesa dos interesses do mercado imobiliário da maneira mais ética possível. O Secovi anteriormente recebeu outras entidades de classe, como a Arisp (Capital de SP) e a AnoregSP. 

Em seguida, o Presidente apresentou os registradores convidados. E propôs estabelecer uma pauta de trabalho. Gostaria de ouvir a opinião dos membros do SECOVI a respeito da atividade do registrador. 

Dr.Cláudio sugere reuniões periódicas para solucionar imediatamente os problemas. Vê possibilidade de atuação política no Congresso Nacional, propondo projetos de lei juntamente com o Irib. 

Define-se que serão nomeadas 4 pessoas de cada entidade para iniciar as reuniões periódicas, tendo sido sugerido pelo Dr. Basílio uma reunião-almoço mensal. 

As entidades se comprometem a enviar ofícios nomeando seus representantes respectivos. O Secovi irá nomear dois empresários e dois advogados do Conselho Jurídico. 

Até o primeiro encontro de trabalho, os interessados poderão sugerir pauta de discussões. O contato para troca de informações poderá ser feito com Jane: e-mail [email protected] Fone: 5591-1231 Fax: 5591-1227 (Secovi) e Juliana Freitas Lima (Irib) [email protected]



Últimos boletins



Ver todas as edições