BE915

Compartilhe:


 

Cadastro multifinalitário - instrumento de política fiscal e urbana


Permitindo melhor conhecimento sobre a cidade, o cadastro multifinalitário, apresenta-se como um instrumento de planejamento e de elaboração de políticas públicas, inclusive as políticas fiscais, constituindo ferramenta indispensável a serviço da democracia e da justiça social.

O curso tem por objetivo mobilizar secretários municipais de cidades representativas do universo municipal brasileiro, sensibilizando-os para a importância do cadastro multifinalitário no processo de planejamento urbano e na elaboração, implantação e acompanhamento de políticas públicas.

O curso visa, igualmente, indicar as alternativas de coleta, registro e disponibilização de informações municipais para contextos e administrações onde o recurso a sistemas sofisticados não seja o mais indicado.

As palestras e demais atividades foram propostas com vistas a apresentar uma visão do 'estado da arte' sobre processos e instrumentos de elaboração dos cadastros municipais, bem como sobre as condições para sua elaboração. Pretende-se também suscitar a reflexão sobre a relação entre planejamento e cadastro multifinalitário municipal através da análise de experiências contemporâneas e, com a colaboração de especialistas, apontar direções e as possíveis estratégias de ação.

Combinando mesas redondas, palestras, estudos de caso e dinâmicas de grupo, com trocas de experiências entre os convidados, o curso será realizado em três dias (cada turma) com duração prevista de 18 horas.  

Acesse aqui o programa e informações do curso: http://www.studium.ppg.br/cidades/

Informações:
Telefones: (61) 411 4693  (Ministério das Cidades)
Fax: (61) 226 2719 (Ministério das Cidades)
E-mail: [email protected]



Últimos boletins



Ver todas as edições