BE920

Compartilhe:


 

CARTÓRIO 24 HORAS JÁ É REALIDADE EM SÃO PAULO


Desde o dia 6 de novembro último, quando a Associação dos Notários e Registradores do Brasil – ANOREG-BR, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e o banco Bradesco lançaram oficialmente o serviço do Cartório 24 Horas, no hotel Unique, em São Paulo, qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar a emissão de certidões via Internet no site www.cartorio24horas.com.br e recebê-las pelo correio no endereço indicado.  A ANOREG-SP foi uma das primeiras a aderir à Rede Brasileira de Cartórios e os cartórios paulistas já estão atendendo os pedidos do Cartório 24 Horas.

Rogério Bacellar, presidente da ANOREG-BR

O presidente Rogério Portugal Bacellar, da ANOREG-BR, abriu a solenidade de lançamento do Cartório 24 horas destacando: 1) a importância de se oferecer um serviço prestado diretamente pelos cartórios, com agilidade e segurança na emissão das certidões e 2) o benefício que o projeto traz à sociedade. “É um orgulho para todos os cartorários do país a criação de um serviço destinado a facilitar a vida dos brasileiros que buscam documentos”, declarou.

Dentre as autoridades presentes à solenidade que lançou o Cartório 24 Horas em São Paulo registramos: José Maria Marim, ex-governador de São Paulo; Luiz Tarcisio Teixeira Ferreira, secretário-municipal de negócios jurídicos da prefeitura de São Paulo, representando a prefeita Marta Suplicy; Marcelo Nobre, chefe de gabinete, representando o vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo; Pedro Piva, ex-senador, Júlio Semeghini, deputado federal; Sérgio Socha, vice-presidente do Bradesco; Amilca Silva Vargas, vice-presidente do Bradesco; Josué Augusto Pancini, diretor-executivo do Bradesco; José Maria Siviero, presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, IRTDPJB; Sérgio Jacomino, presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, IRIB; José Marcelo de Castro Lima Filho, presidente da ANOREG-AM; José Roberto Sena de Almeida, presidente da ANOREG-AP; Jaime Alencar Araripe Junior, presidente da ANOREG-CE e da ARPEN-Brasil; Hércules Benício, Diretor da ANOREG-DF; Helvécio Duia Castello, presidente da ANOREG-ES; José Tadeu Cantuária Azevedo, presidente da ANOREG-MA; Nelson Pereira Seba, Diretor da ANOREG-MS; Luziel Guedes, presidente da ANOREG-PA; Válber Azevedo de Miranda Cavalcante, Diretor da ANOREG-PB; Lizia Bucar, vice-presidente da ANOREG-PI; Rainey Alves Marinho, presidente da ANOREG-AL; Estelita Nunes de Oliveira, presidente da ANOREG-SE; Mauro Souza Lima, presidente da ANOREG-PE; José Carlos Fratti, presidente da ANOREG-PR; Maria Lucivam Fontes, presidente da ANOREG-RN; Patrícia de Fátima Assis Barros, presidente da ANOREG-RO; Edílson Ferreira Espíndola, Representante da ANOREG-RS; Marco Antônio Schroeder, diretor da ANOREG-SC; Flávio Henrique de Oliveira, presidente da ANOREG-TO e outros notários e registradores de vários estados.

Imagens do evento: 1 2 3

1062 cartórios paulistas dizem sim ao Cartório 24 horas

Paulo Roberto Meneccutti, diretor dos Correios

Paulo Roberto Meneccutti, diretor dos Correios, falou sobre a relevância da parceria entre a Anoreg-BR, o Bradesco e os Correios e do alcance social do projeto:

“É com muita alegria que estou aqui representando o presidente dos Correios Airton Dipp no lançamento oficial do Cartório 24 horas, fruto da parceria entre a Anoreg-BR e os Correios. É bom lembrar que esse trabalho demandou dezoito meses de estudos e desenvolvimento de projeto. A adesão de 1062 cartórios São Paulo corresponde a 85% do total de registros e tabelionatos do estado, o que é muito bom.

Por que a parceria e a participação dos Correios? É pela sua capilaridade, pela sua logística e pelas suas condições de estar em todos os lugares do Brasil. Os Correios estão hoje em todos os 5.561 municípios brasileiros, com uma frota gigantesca e um quadro de funcionários de 41 mil carteiros. Essa estrutura permitirá à sociedade obter, com o Cartório 24 horas que aqui se lança, um ganho substancial representado pela facilidade de não mais ser preciso o deslocamento pessoal para a obtenção de certidões de nascimento, escrituras, etc.

Estamos falando de três entidades, da Anoreg-BR, com 20 mil cartórios, do maior empregador nacional, que é o Correio com 100 mil funcionários e do maior empregador privado do Brasil, que é o Bradesco. Três entidades desse porte estão presentes aqui hoje para mostrar à sociedade que uma parceria transparente, séria e honesta traz o esperado benefício ao cidadão brasileiro. Então, é com muita alegria que lançamos um produto que com certeza vai proporcionar bem-estar ao nosso povo brasileiro, que é o que todos almejamos.”

Cidadania prática e contemporânea

Cláudio Lembro, vice-governador de São Paulo

Presente à solenidade, o vice-governador do Estado de São Paulo Cláudio Salvador Lembo parabenizou a iniciativa:

 “Em nome do governador Geraldo Alckmin devo dizer que os senhores todos estão de parabéns: os Correios, o Bradesco e a Anoreg-BR, pois, efetivamente, estão buscando dar ao cidadão a segurança necessária e a petição resolvida com rapidez. Com isso os senhores estão evitando o sacrifício daqueles que tratam dos assuntos da certeza jurídica junto aos cartórios.

O Cartório 24 Horas beneficia o direito da petição e da cidadania de forma prática e extremamente contemporânea.

Mas tudo é nostalgia e a minha nostalgia é lembrar o meu tempo de office-boy, indo ao cartório, pedindo uma certidão e era aquela demora toda. Os senhores tiraram o último prazer da vida que era poder tirar, demoradamente, uma certidão. Mas o mundo é assim mesmo, sempre avançando. Fica aqui a minha nostalgia dos tempos passados quando eu percorria todos os cartórios de São Paulo em busca de certidões. Agora, vou à Internet e os senhores estão de parabéns. São modernos, são contemporâneos e eu fico com o meu passado e com as minhas saudades.”

ANOREG-SP já atende pedidos de certidões feitos pela Internet

Um filme informativo detalhou o funcionamento do site Cartório 24 Horas aos convidados do lançamento do serviço, que está atendendo em São Paulo. Essa apresentação será disponibilizada em breve no site www.anoregbr.org.br

O estado de São Paulo é um dos pioneiros a prestar o serviço graças à adesão feita pela ANOREG-SP à Rede Brasileira de Cartórios criada pela Anoreg do Brasil.

O presidente da ANOREG-SP Ary José de Lima informou que, gradativamente, a adesão será feita em todo o país e que em São Paulo o sistema de pedidos de certidões pela Internet deverá ter grande sucesso, uma vez que os cartórios paulistas estão aderindo em massa ao programa. “Tenho certeza de que vamos conseguir implementar integralmente esse projeto, com todos os cartórios do estado no sistema, uma vez que o serviço é de grande utilidade pública e cada vez mais uma exigência do usuário dos serviços de cartório. Para isso estamos contando com a adesão de todos os tabeliães e oficiais de registro do estado de São Paulo à Rede Brasileira de Cartórios e sabemos que eles não vão decepcionar o nosso público”.

A previsão da ANOREG-BR é atender cerca de três milhões de solicitações no primeiro ano de atuação do site, chegando a 14 milhões a partir de 2006, o que representa quase 20% das certidões emitidas anualmente.

O objetivo da ANOREG-BR é aprimorar os serviços prestados pelos cartórios, beneficiando toda a sociedade com um sistema ágil e seguro para a solicitação de certidões em todo o Brasil. Como apenas 15% da população brasileira acessa a Internet, a solicitação poderá ser feita também nas agências dos Correios pelos Correios.Net, um quiosque contendo computador, impressora e scanner. Até o final de 2004 deverão estar instalados 4,2 mil terminais de acesso público à Internet nas agências dos Correios, em cidades com mais de 10 mil habitantes, o que representa disponibilizar o serviço para 158 milhões de brasileiros.

“Nas agências dos Correios, o cidadão que não acessa a Internet poderá fazer a solicitação de suas certidões, imprimir o boleto e até mesmo fazer o pagamento do serviço. Dessa forma estaremos tornando o pedido de certidões via web disponível a 170 milhões de brasileiros, uma necessidade e um serviço público inestimável, pois os atos praticados pelos cartórios fazem parte da vida de todo cidadão”, concluiu Rogério Bacellar.

Carimbo comemorativo do lançamento do Cartório 24 Horas

O Ministério das Comunicações e os Correios lançaram um carimbo comemorativo para ser aplicado sobre o selo “centenário do nascimento de Cândido Portinari”. O carimbo circula pelo Brasil e exterior, divulgando o site www.cartório24horas.com.br

Na cerimônia de apresentação do carimbo foram chamados para carimbar o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, o vice-governador do Estado de SP, Cláudio Lembo e Paulo Roberto Meneccutti, diretor dos Correios.

Para a cerimônia de obliteração foi chamado o ex-governador José Maria Marim.



Últimos boletins



Ver todas as edições