BE935

Compartilhe:


 

Editora Copola lança livro sobre atividade notarial e o NCC e dá desconto de 10% aos notários e registradores


Capa do Livro

TABELIONATO DE NOTAS E O NOTÁRIO PERFEITO – Direito de propriedade e atividade notarial com vistas ao Código Civil 2002- 2ª Edição – 2003

Tamanho: 16 x 23 – 440 páginas - ISBN : 85-89070-14-x    R$ 72,00

Autor: Afonso Celso F.  de Rezende

Colaboração especial: Tabelião Antonio Carlos Ferraresso

Da capa
:  imagem da primeira página da carta de Pero Vaz de Caminha  "o primeiro escrivão em terra brasileira" 

"A horas de véspera, houvemos vista de terra..."  

Dirigida ao Rei D. Manuel I de Portugal, a carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, é considerada a certidão de nascimento do Brasil: escrita diante do Monte Pascoal, entre 22 de abril e 1º de maio de 1500, reporta o encontro do europeu com o índio.

A Carta de Achamento do Brasil, o mais importante documento de nossa história colonial, noticia a descoberta de um novo mundo, equiparando, no olhar extasiado do escrivão, o Brasil ao paraíso.

No entanto, a narrativa de Pero Vaz de Caminha ficou desconhecida em  sua época, como acontecia com muitos relatos de viagens e descobertas. Guardada no Arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, onde permanece até hoje, a carta foi divulgada somente em 1817 pelo Padre Manuel Aires do Casal, que a publicou no Rio de Janeiro e, desde então, traduzida para diversos idiomas do ocidente e editada uma centena de vezes, exerce grande influência no imaginário do brasileiro.  

Do livro: Direito de propriedade e atividade notarial com vistas ao Código Civil 2002 e Lei  nº 11.331 de 26.12.2002.

A importância da atividade cartorária e suas ações perante a sociedade mais uma vez são realçadas nesta obra. O autor e Antonio Carlos Ferraresso relatam de maneira detalhada, os aspectos  particulares do Serviço Notarial, suas relações para com o público, bem como  atua esse indispensável profissional no relacionamento com  a sociedade.

No livro encontram-se temas de destaque, entre  outros abrange:

Artigo sobre “Cartório Digital”  /  Domínio e propriedade  /  Da aquisição da propriedade imóvel /  Do exame do título /  Documentos a serem exigidos /  Da boa posse /  Aquisição por usucapião  / Direito urbanístico /  Fé pública, notarial e registral  /  Leis, regulamentos, livros e classificadores obrigatórios  /  Do desaparecimento, deterioração ou danificação de material cartorário  /  Base de cálculo dos emolumentos (antigas custas)  /  Principais alterações da Lei 11.331/2002 sobre a forma de cálculo das escrituras  /  Competência dos tabeliães  /  Testamento: capacidade, forma, aspectos jurídicos, requisitos  /  Forma e finalidade do instrumento público  /  Certidões, públicas-formas, reconhecimento de firmas, autenticações  /  Atas notariais, classificação e princípios  /  Mandato (extensa matéria)  /  De Tabelião para Tabelião e o Código Civil 2002 (Antonio Carlos Ferraresso)  /  Modelos  /  Legislação  /   Principais alterações do C. Civil 2002; Miniglossário Jurídico e muito mais. 

Copola Editora - R. Dr. Quirino, 1551 - Centro - Campinas/SP - CEP: 13015-082
Tel.: (19) 3237 4420
E-mail: [email protected]



Últimos boletins



Ver todas as edições