BE1371

Compartilhe:


TRIBUTO A GILBERTO VALENTE DA SILVA - Um grande e inesquecível amigo, uma lenda entre nós - José Augusto Alves Pinto


XXXI ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL

MACEIÓ 2004

18 a 22 de outubro de 2004

Realização: Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB

19 de agosto – terça-feira

TRIBUTO A GILBERTO VALENTE DA SILVA

Um grande e inesquecível amigo, uma lenda entre nós
José Augusto Alves Pinto *

Senhor presidente dos trabalhos, senhores componentes da mesa, meus senhores, minhas senhoras,

Esta noite tive um sonho.

Sonhei que conheci um registrador de imóveis, mas não era um registrador comum e sim um super valente registrador de imóveis, dotado de uma capacidade invulgar de achar solução para nossos problemas. Era portador de inúmeras virtudes, destacando-se entre os demais por sua sapiência elevada, raciocínio rápido e uma capacidade incrível de ouvir com atenção e paciência as indagações dos mais humildes, dando-lhes as soluções mais adequadas aos seus problemas.

Essa fabulosa pessoa era a única capaz, de após horas de debates, já no final de um extenuante dia, seja nos corredores ou saguão, continuar ouvindo e ensinando aos menos preparados, sendo bastante comum e corriqueiro que em seu redor se formasse um grande e verdadeiro séqüito de admiradores, felizes e ansiosos em poder sorver tudo de bom que daquele excepcional homem fluía, nos seus inesquecíveis comentários acerca das matérias tratadas.

Só poderia ser um sonho, pois como seria possível existir alguém na vida real com toda essa abnegação, sabedoria e tantos outros predicados, atributos somente encontrados em homens deuses escolhidos com muita parcimônia pelo Criador.

Num repente, despertei desse sonho e notei pela claridade na janela que já era dia, mas me pareceu ter a noite passado tão rapidamente e, como explicar isto, se todos sabemos durarem os sonhos apenas alguns segundos.

Ao levantar e abrir as cortinas recebi a luz saindo daquela escuridão em que me encontrava, luz essa dada por aquele grande amigo registrador que agora está junto ao Criador, espargindo para todos sua imensa sabedoria a quem rogamos suas graças em manter sempre ao seu lado e proteção esse nosso tão querido amigo; para que sob sua inspiração possamos usufruir dos desvendamentos desses mistérios que são os conhecimentos.

Como será possível esquecermo-nos de alguém cujas opiniões muito raras vezes podiam ser contestadas, mas jamais desconsideradas. Como esquecermo-nos daquele que ao agradecer aos ilustres autores de trabalhos que invariavelmente abriam as portas do Irib com os pés, por estarem com suas mãos ocupadas pelos volumes de seus estudos a serem-nos apresentados. Como esquecer de alguém que se sentiu ofendido ao lhe ser oferecido um salário, para fazer aquilo que sempre lhe deu um enorme e imenso prazer. Como esquecer do chefe da delegação de ajuda aos problemas fundiários amazonenses, composta por ele, eu e colega mineiro, após horas despendidas para me convencer de que após o primeiro dia e relato dos acontecimentos deveríamos retornar, pois sua incomensurável experiência sabia estar o problema já equacionando e prestes a ser resolvido pelas autoridades daquele imenso estado, pulmão de toda a humanidade.

Como esquecermo-nos de alguém que algumas vezes se irritava com o burburinho da platéia, pedindo silêncio, batendo suavemente no copo à sua frente e hoje sabemos o por quê. Porque não suportava não poder ouvir e opinar sobre todas aquelas conversas paralelas que por certo seriam sobre os polêmicos assuntos em discussão. Outras vezes, quando não concordava com algo, ficava quieto apenas balançava a cabeça negativamente consultando suas valiosas anotações, Código Civil, Lei de Registros Públicos, Constituição, leis especiais do INSS, Incra, estrangeiros, loteamentos, condomínios, escrituras públicas, divórcio, decretos regulamentadores e tantas outras sem as quais muito difícil se tornava achar uma solução. Raras vezes não as tinha à mão, principalmente o Código de Processo Civil, sempre tão estranho a nós todos, sugerindo-nos sempre o seu manuseio, como que antevendo as honrosas funções de retificação que a recente lei 10.931 nos viria trazer.

Como esquecermo-nos de alguém que não era valente só no nome mas também nas adversidades que a vida lhe exigiu; que nunca quis escrever um livro, porque na sua humildade, julgava ser tão somente um prático do Direito Imobiliário, quando na verdade todos sempre soubemos da sua infinita sabedoria jurídica, referência nacional e internacional.

Como esquecermo-nos daquele ser sempre alegre e feliz, tocador de pandeiro de rodas de samba, exímio bailarino em nossos tradicionais festejos. Colecionador de estatuetas, telas e imagens de palhaços, preferindo aqueles de nariz bem vermelho. Alguém que, após anos de labuta, passou a rever suas posições, admitindo suas falhas e lamentando não as ter mais bem considerado com a seriedade necessária.

Estou me referindo a um grande e inesquecível amigo; filho de cartório do interior que se tornou uma lenda entre nós, fundador e sócio honorário deste Irib de que nos ensinou a gostar, emérito e consagrado juiz de Direito, homem puro, probo, justo e correto que plantou uma imensa e frondosa árvore de conhecimentos jurídicos, cujos eternos frutos serão seus livros, por nós colhidos prazerosamente e degustados lentamente por toda a eternidade.

Mais uma vez rogamos ao grande Criador a guarda deste nosso valente irmão: DOUTOR GILBERTO VALENTE DA SILVA.

Agora me dirijo especialmente aos mais novos, aos sempre bem-vindos recém-chegados ao nosso clube. Lembrem-se de que por aqui passou alguém muito especial, ímpar, conquistador de nossas emoções e corações, alguém que nos deixou muito de si, nos inspirando a seguir sua senda de luta e conquistas; alguém que se dedicou com tanto amor e carinho ao Irib, não só por algum tempo, mas por quase toda a sua vida exemplar, legando-nos um eterno exemplo de dedicação aos estudos, debates e soluções das nossas dúvidas.

Desejo, sinceramente, que esse magnífico exemplo sensibilize a todos que por aqui passarem iluminando-os na feitura de suas teses, monografias, exposições, adicionando segurança e eficácia às nossas decisões.

Congratulo-me com a diretoria do Irib em homenagear, postumamente, o Doutor Gilberto Valente da Silva, denominando seu tradicional Pinga-fogo com seu nome, fruto do trabalho incansável de uma notável constelação liderada por nosso inesquecível amigo Doutor Cláudio Fioranti, expert em imóveis rurais. Constelação essa da qual nosso indicado foi sua mais fulgurante estrela, portador da mais brilhante e intensa luz.

* José Augusto Alves Pinto é registrador imobiliário em Araucária, PR, e membro do Conselho Deliberativo do Irib. 



Últimos boletins



Ver todas as edições