BE2305

Compartilhe:


Corregedor-geral da Justiça de São Paulo propõe parceria com o IRIB para a realização de seminários regionais


Acho que é muito importante essa parceria em benefício da população usuária dos serviços”.

No dia 6 de fevereiro último, o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil Sérgio Jacomino e o presidente da Associação de Registradores de São Paulo Flauzilino Araújo dos Santos visitaram o corregedor-geral da Justiça de São Paulo desembargador Gilberto Passos de Freitas.

Fizeram parte da comitiva os diretores do Irib George Takeda e Patricia Ferraz, o desembargador José de Mello Junqueira, os registradores Ademar Fioranelli, e Flaviano Galhardo, além do presidente do IEPTB-SP José Carlos Alves.

Em sentido horário: Flaviano Galhardo, juiz Vicente Amadei, José Carlos Alves, Sérgio Jacomino, Patricia Ferraz, Ademar Fioranelli, José de Mello Junqueira, corregedor-geral Gilberto Passos de Freitas, Flauzilino Araújo dos Santos e George Takeda

Parceria para estudo, debate e atualização das normas

Acompanhado do juiz Vicente Amadei, coordenador da equipe extrajudicial da CGJSP, o desembargador Gilberto Passos de Freitas recebeu o grupo de registradores em seu gabinete.

O corregedor-geral fez interessantes sugestões a respeito de uma parceria entre juízes, corregedores e entidades de registro, visando à realização de encontros regionais e seminários. O objetivo desses estudos seria o aperfeiçoamento técnico e profissional e a atualização das normas de serviço.

O desembargador destacou a bem-sucedida experiência do Irib no planejamento e realização de seminários de grande porte. Enfatizou, ainda, a vocação da entidade para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e intercâmbio de estudos sobre os procedimentos e as normas jurídicas do Direito registral.

Sergio Jacomino, José de Mello Junqueira e o corregedor-geral Gilberto Passos de Freitas

O presidente do Irib propôs-se a elaborar, em conjunto com o juiz Vicente Amadei, um projeto preliminar e uma relação de possíveis temas para os encontros regionais. Sugeriu, também, a realização conjunta de um curso teórico-prático voltado para os novos registradores que ingressam nas delegações mediante concurso.

No final da reunião, o presidente Sérgio Jacomino presenteou o desembargador Gilberto Passos de Freitas com os últimos lançamentos editoriais do Irib e convidou-o a participar de encontros a serem realizados com professores da Universidade de Coimbra bem como para overnissage da exposiçãoCiccillo, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que contou com o apoio do Instituto.

O aperfeiçoamento dos serviços ao cidadão

O corregedor-geral da Justiça de São Paulo desembargador Gilberto Passos de Freitas concedeu entrevista ao BE e declarou que “essa reunião aconteceu em boa hora”, uma vez que está assumindo o cargo e pretende estreitar o relacionamento com registradores e notários, para a troca de informações e sugestões que levem ao aperfeiçoamento dos serviços ao cidadão.

A jornalista Patrícia Simão entrevista o desembargador Gilberto Passos de Freitas. À esquerda, a diretora do Irib, Patricia Ferraz

Esse encontro foi muito gratificante e já surgiu a idéia de realização de um seminário nas várias regiões do estado, para a discussão da matéria registrária e notarial entre os juízes corregedores, os registradores e os notários. Acho que é muito importante essa parceria em benefício da população usuária desses serviços”.

O presidente do Irib se propôs a elaborar, juntamente com o doutor Vicente Amadei, uma relação de temas, mas já temos em vista alguns que dizem respeito aos loteamentos, assunto que tem causado muita discussão, como os loteamentos em área de marinha. Outra questão que certamente será debatida é a reserva legal nas áreas de preservação ambiental. A princípio, esses são alguns temas bastante oportunos e importantes para se discutir”, concluiu.



Últimos boletins



Ver todas as edições